Portal Cidadela

LEGISLATIVO

Vereadores: Mês de julho foi de cobrança ao DNIT sobre a situação da BR 282

31/07/2025 às 15:18

Leandro Sarto e Diego Bairros

A situação da ponte Alfredo Ítalo Remor, localizada no trevo da BR-282 conhecido como "trevo do Chocodinho", foi alvo de discussão entre os vereadores durante a sessão de ontem. O motivo da preocupação, segundo o vereador Leandro Sarto é o estado precário de conservação da estrutura, que apresenta rachaduras, buracos e sinais de deterioração.

A ponte é utilizada com frequência pelos moradores de Joaçaba e região, e o risco de acidentes tem gerado preocupação. Por se tratar de uma rodovia federal, a responsabilidade pela manutenção é do Governo Federal, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Segundo Leandro, a presidência da Câmara já encaminhou ofício ao órgão solicitando providências.

"É fundamental que o DNIT apresente uma solução urgente, seja por meio de recapeamento, reforço da estrutura ou construção de uma nova pista", afirmou o vereador. Apesar de a responsabilidade ser da União, os vereadores reforçaram seu compromisso com a população.

Presidente Diego Bairros

A melhoria na iluminação pública em três importantes pontos de Joaçaba foi abordada na sessão de ontem pelo presidente Diego Bairros. Trata-se da ponte próxima ao Hospital São Miguel, do acesso à comunidade de Santa Helena e do acesso a Linha Abatti, estes últimos situados na BR-282.

Segundo o presidente, a ponte apresenta pouca iluminação, o que compromete a segurança de pedestres que utilizam o local. Ainda conforme Diego, a responsabilidade pela manutenção é dos municípios de Joaçaba e Herval d’Oeste.  “É necessário que haja esse contato entre as administrações para que sejam tomadas providências com urgência”.

Em relação à BR-282, o presidente afirmou que o acesso é de responsabilidade do município de Joaçaba. Diego afirmou que a reivindicação já havia sido feita por outros vereadores e reforçou o pedido. Ele também disse que participou de uma reunião com o engenheiro Alisson, representante do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) em Santa Catarina, onde o tema foi discutido. "Seguiremos cobrando que a iluminação adequada seja instalada nesses locais", afirmou.

Adriana Panizzi / Assessoria de Imprensa da CMJ