26/08/2025 às 15:28
Liderar a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) é mais do que assumir um cargo: é honrar um compromisso com o presente e o futuro do nosso estado. É com esse espírito que um abnegado grupo de industriais iniciou oficialmente uma nova gestão, focada no associativismo, no fortalecimento da educação, na busca de melhor infraestrutura para o estado e na ação social, com destaque para a saúde do trabalhador.
O momento exige ainda mais da FIESC. A elevação das tarifas por parte dos Estados Unidos impôs um desafio adicional ao setor exportador catarinense. Neste cenário, nossa atuação ganha urgência: estamos mobilizando esforços para apoiar as empresas atingidas, fortalecer os canais de diálogo com todas as esferas do poder e articular soluções do SESI, do SENAI e do IEL que ajudem a preservar empregos, mercados e investimentos. A indústria precisa de apoio — e a FIESC está pronta para prestar este suporte.
Santa Catarina é reconhecida por sua força produtiva e capacidade de superação. Aqui a indústria cresceu com trabalho, inovação e cooperação — e esse legado nos inspira neste momento de crise. Nesse sentido, um dos grandes diferenciais de nosso estado é o associativismo: nossos 142 sindicatos industriais, presentes em todas as regiões, são a espinha dorsal da representatividade empresarial. São eles que traduzem as urgências das empresas e articulam soluções locais para desafios nacionais.
Nosso compromisso é intensificar o diálogo e ampliar a integração entre os sindicatos e as entidades da FIESC. Também reafirmamos a defesa da liberdade para empreender e da responsabilidade institucional que nos torna parceiros da sociedade.
Mais do que representar a indústria, a FIESC transformou-se em um verdadeiro propulsor do desenvolvimento estadual. Com ações robustas em áreas como educação, saúde, tecnologia e inovação, a Federação ampliou seu campo de atuação, indo além de suas atribuições estatutárias e ajudando a construir soluções estruturantes para Santa Catarina.
É essa força que nos move também nesta conjuntura complexa. Seguimos dispostos a ouvir, agir e construir pontes. Os desafios são imensos. Mas temos algo ainda maior: a convicção de que onde houver indústria, haverá prosperidade, oportunidades e desenvolvimento.
Por Gilberto Seleme / Presidente da FIESC
Unoesc participa de campanha alusiva à Semana Nacional do Trânsito em Joaçaba
Empresário do Oeste perde R$ 1 milhão ao acreditar que conversava com Elon Musk
MP recorre e pede aumento de pena para Claudia por homicídio de Valdemir
Município de Passos Maia deve regulamentar atuação de Agentes Comunitários de Saúde
Drogas com serviço de delivery em Joinville
Três pessoas são presas com 10 kg maconha em Rio Negrinho
Mandado de Prisão pela Polícia Militar em Campos Novos.
Primeira frente fria de setembro avança pelo Sul: risco de chuvas extremas e tempo severo até sexta-feira, 5
PM recupera dois veículos furtados, em Herval d’Oeste