Portal Cidadela

METEOROLOGIA

Primeira frente fria de setembro avança pelo Sul: risco de chuvas extremas e tempo severo até sexta-feira, 5

04/09/2025 às 02:14

Tempestades severas e chuvas intensas estão previstas para os três estados da Região Sul. Há potencial para granizo, raios, alagamentos e transtornos.

O Rio Grande do Sul está sob alerta para tempestades severas com chuvas torrenciais desde o início da semana. Estes alertas continuam vigentes na quinta-feira (4). Na sexta-feira (5) a área com maior risco está localizada entre Santa Catarina e o Paraná. Os acumulados podem, pontualmente, se aproximar de 100 mm em 24 horas em algumas regiões. 

O Índice de Previsão Extrema (EFI) é um indicador que mostra o quão diferente uma previsão do tempo é em relação ao que normalmente é previsto para aquela região determinada região, identificando situações incomuns ou extremas baseadas na climatologia do próprio modelo:

• Valores entre 0.5 e 0.8 indicam que o tempo pode ser "incomum",

• Valores acima de 0.8 sugerem que um evento “extremo” pode ocorrer

Tempestades intensas com chuvas torrenciais

O Rio Grande do Sul vem registrando tempestades desde a tarde do último domingo (31), devido à formação da frente fria. Durante a manhã de hoje (3) tempestades severas foram registradas no sul do estado, sendo que um tornado pode ter ocorrido na região de Santa Vitória do Palmar (RS).

Chuvas intensas num curto período de tempo têm potencial para transtornos áreas com histórico de alagamentos, e estão, necessariamente associadas com tempestades intensas.

Previsão de chuva acumulada até a meia noite do domingo (7), de acordo com o ECMWF.

As áreas onde a precipitação pode, pontualmente, ultrapassar os 100 mm de chuva são:

• Oeste, Campanha e Centro do Rio Grande do Sul

• Oeste do Paraná

• Oeste de Santa Catarina

As tempestades com chuvas intensas têm potencial para causar danos significativos, gerar transtornos e colocar vidas em risco. Muitos desses eventos ocorrem durante a noite ou madrugada, quando grande parte da população está dormindo, o que reduz a percepção do perigo e o tempo disponível para reagir. Por isso, é essencial que a população esteja atenta às previsões meteorológicas e adote medidas preventivas sempre que houver alertas de mau tempo.

Mário Serafin / Meteored / Tempo.com.