Portal Cidadela

GOLPE

Empresário do Oeste perde R$ 1 milhão ao acreditar que conversava com Elon Musk

04/09/2025 às 18:04

Um empresário do município de São Miguel do Oeste, no Extremo-Oeste catarinense, perdeu aproximadamente R$ 1 milhão após cair em um golpe acreditando que conversava com o bilionário Elon Musk, fundador de empresas como a Tesla e SpaceX, considerado um dos homens mais ricos do mundo.

O caso foi registrado na semana passada, após o registro de um boletim de ocorrência na Polícia Civil, que investiga o caso. Conforme relatos, a vítima teria sido atraída por uma promessa de altos ganhos e envio de veículos elétricos ao Brasil. A conversa teria iniciado através de uma rede social.

Segundo a agente de polícia Maristela Schneider, ouvida pelo portal WH3, criminosos utilizam a inteligência artificial para clonar vozes, tornando as fraudes ainda mais convincentes.

A policial alerta que os golpistas se aproveitam da credibilidade de figuras públicas, profissionais e autoridades para realizar crimes como esse. "É mais fácil evitar que a vítima perca o dinheiro do que recuperá-lo depois", destacou Maristela.

Proteção contra golpes virtuais 

A Polícia Civil de Santa Catarina reforça a importância do cuidado e orienta a população a adotar medidas preventivas para não se tornar a próxima vítima. Veja a seguir:

► Sempre confirme a identidade do solicitante, preferindo conversas presenciais ou por chamada de vídeo.

► Desconfie de propostas com promessas de lucros rápidos e garantidos, pois elas são as principais iscas dos golpistas.

► Antes de realizar qualquer investimento ou pagamento, busque orientação de um advogado, banco ou cooperativa de crédito.

► Em caso de dúvida, a recomendação é procurar a delegacia mais próxima para solicitar orientação.

Mário Serafin / Fontes: PCSC, Oeste+ e portal WH3