17/04/2025 às 08:04
A cidade de Joaçaba está entre os destaques da WTM Latin America 2025, uma das maiores feiras de turismo da América Latina, realizada de 14 a 16 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo. Com milhares de participantes nacionais e internacionais, o evento reúne os principais agentes de viagens, operadores de turismo e representantes de destinos de todo o mundo.
A participação de Joaçaba ocorre por meio de uma iniciativa conjunta entre o Sebrae e a Prefeitura, que criaram uma estratégia inovadora em 2024 com o objetivo de consolidar o Carnaval de Joaçaba como um produto turístico permanente. A proposta inclui a criação de tours temáticos com visitas aos barracões, vivências com fantasias, oficinas de percussão e a participação nos ensaios abertos, disponíveis para grupos com agendamento ao longo de todo o ano.
O projeto piloto, desenvolvido em parceria com a Escola de Samba Acadêmicos do Grande Vale, foi selecionado pelo Sebrae Nacional para ser apresentado na feira como um case de sucesso em inovação no turismo cultural.
Para o gerente da Regional Meio-Oeste do Sebrae, Aloisio Salomon, a iniciativa representa um importante avanço para o turismo da região. “Joaçaba tem um dos carnavais mais organizados e expressivos do Sul do Brasil, e transformar isso em uma experiência turística contínua é uma forma inteligente de gerar desenvolvimento, renda e visibilidade para o município e para o Meio-Oeste catarinense como um todo”, destacou.
“É uma alegria ver nosso Carnaval, que já é reconhecido como um dos melhores do Sul do Brasil, ser projetado nacionalmente como um produto turístico completo, capaz de movimentar a economia da cidade durante o ano todo”, reforçou Jorge Zamoner, presidente da Liga das Escolas de Samba de Joaçaba e Herval d’Oeste.
O Secretário de Comunicação, Cultura, Turismo e Eventos de Joaçaba, Paulo Krause, esteve presente na feira apresentando a proposta. “A WTM é uma vitrine internacional, e ter nosso projeto escolhido pelo Sebrae é um reconhecimento do potencial que temos. Joaçaba está pronta para receber visitantes com experiências únicas que combinam cultura, arte, história e emoção o ano inteiro”, afirmou.
A ação integra uma série de iniciativas que visam fortalecer a imagem de Joaçaba como destino turístico cultural, impulsionando a economia criativa local e valorizando a tradição carnavalesca da cidade.
Sebrae / Sebrae
DESABAFO
Santa Catarina tem taxa de desemprego menor do que todos os países do G7
Medidas ao tarifaço são importantes no curto prazo, mas paliativas, diz Fecomércio
Morte de criança de 4 anos leva à prisão da mãe e do padrasto em SC
Réu é condenado a mais de 63 anos de prisão por crimes sexuais contra enteada
Homem que estava desaparecido há 3 meses foi encontrado morto no interior de Concórdia
Unoesc homenageia colaboradores pelo tempo de serviço prestado
Bebeu, bateu e PM prendeu, em Joaçaba
Polícia Militar prende dois homens por roubo contra motorista de aplicativo em Joaçaba e Luzerna