Portal Cidadela

IA

TJSC avança no apoio à atividade jurisdicional com uso de inteligência artificial (IA)

09/07/2025 às 15:50

O Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) dá mais um passo na adoção da inteligência artificial (IA) para apoiar a atividade jurisdicional, com foco no uso responsável e estratégico das ferramentas. Entre as próximas ações previstas estão a concessão de licenças do Microsoft Copilot 365, versão aprimorada da ferramenta já disponível aos usuários, e a ampla capacitação em IA para magistrados e servidores do 1º grau.

A regulamentação para a concessão de até duas licenças por gabinete deve ser aprovada ainda em julho. Já a capacitação ocorrerá entre os dias 4 e 29 de agosto, com aulas presenciais e regionalizadas em todas as 112 comarcas. Nesta etapa inicial, serão formadas 33 turmas com 30 vagas cada, com atendimento às 400 unidades judiciárias do 1º grau.

Na visão da Academia Judicial, parceira da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) no projeto, o objetivo é aprofundar a compreensão das ferramentas de IA, tornando-as úteis para aumentar a produtividade — especialmente em tarefas repetitivas — e liberar a equipe para atividades que exigem análise crítica e julgamento.

“O projeto engloba uma série de ações para a difusão do uso responsável de IA no Judiciário catarinense. É a sequência da implantação do Copilot como ferramenta institucional de inteligência artificial generativa, em paralelo à aplicação de IA em diversas tarefas já integradas ao sistema eproc”, explicou o juiz auxiliar da Presidência Fernando Rodrigo Busarello, responsável pelo Núcleo de Tecnologia e Inovação do TJSC.

A capacitação abordará desde conceitos básicos de IA até temas como privacidade e proteção de dados, ética no uso da tecnologia e engenharia de prompts, além de orientações para criação de chats e agentes personalizados que otimizem os processos de trabalho.

Essa nova etapa integra o programa iniciado em 2024, que já capacitou as unidades do 2º grau. Atualmente, o Judiciário catarinense conta com 900 profissionais treinados entre desembargadores e desembargadoras, assessores e assessoras e colaboradores da DTI. A iniciativa reforça a estratégia do PJSC de modernizar e inovar a Justiça, de forma a preparar a equipe para os desafios e as oportunidades da era digital.

/ Fonte: NCI/Assessoria de Imprensa