Portal Cidadela

POLÍCIA

Empresas do Oeste são alvo de operação contra tráfico de drogas e lavagem de dinheiro

05/09/2025 às 18:04

Bar sertanejo em Chapecó funcionava como fachada para movimentação financeira e blindagem patrimonial do grupo criminoso (Fotos: Polícia Civil)

A ponta solta foi a apreensão de 10 toneladas de maconha apreendidas em Joaçaba. Mandados foram cumpridos em Ponte Serrada, Faxinal dos Guedes, Xanxerê e Chapecó.

A Polícia Civil deflagrou na manhã desta sexta-feira, dia 5, uma operação contra o tráfico interestadual de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro. As ações se concentraram no Oeste catarinense, com cumprimento de mandados em Xanxerê, Chapecó, Ponte Serrada e Faxinal dos Guedes.

Entre os alvos estão quatro empresas ligadas aos investigados. Conforme a apuração, postos de combustíveis e transportadoras situados em Xanxerê e Faxinal dos Guedes, além de um bar sertanejo inaugurado recentemente em Chapecó, funcionariam como fachada para a movimentação financeira e blindagem patrimonial do grupo criminoso.

Ao todo, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão e decretado o bloqueio de bens e valores até o limite de R$ 25 milhões nas contas dos investigados e de suas empresas. Nas buscas, a polícia apreendeu celulares, dinheiro em espécie e quatro veículos.

O líder da associação criminosa foi preso preventivamente no aeroporto de Guarulhos (SP), ainda dentro do avião, em ação conjunta com a Polícia Federal. Segundo a investigação, ele era responsável pela logística e pagamentos referentes ao transporte de 10 toneladas de maconha apreendidas em Joaçaba, em 13 de junho deste ano.

Outros cinco envolvidos nesse transporte já haviam sido presos e denunciados anteriormente por tráfico de drogas e associação para o tráfico.

/ Fonte: Policia Civil de Santa Catarina