06/09/2025 às 04:56
Frente fria associada a ciclone traz risco de tempestades com granizo em 4 estados entre domingo (7) e terça-feira (9). Os acumulados de chuva serão expressivos sobre o Rio Grande do Sul.
Ao longo desta semana, a Região Sul registrou tempestades severas, possível registro de tornado e chuvas intensas devido à formação de um ciclone na Argentina e sua frente fria.
Como antecipado pela Meteored | Tempo.com, o estado mais impactado foi o Rio Grande do Sul, onde os acumulados ultrapassaram os 100 mm em 48 horas, principalmente na região Central do Estado.
O modelo ECMWF indica que entre domingo (7) e segunda-feira (8), uma região de baixa pressão começa a se aprofundar (intensificar). Um cavado irá se estender sobre o Rio Grande do Sul, até formar o ciclone.
Durante este processo de formação de ciclone e avanço da frente fria, quatro estados brasileiros - incluindo a região Sul - estão em alerta para tempestades e chuvas intensas.
Formação de ciclone dispara frente quente
Ao longo do domingo (7), a região de baixa pressão atmosférica entre o Paraguai e o norte da Argentina começa a se aprofundar e estender um cavado em direção ao Rio Grande do Sul.
A chuva irá avançar sobre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul na forma de uma frente quente, entre a tarde de domingo (7) e a madrugada de segunda-feira (8). Isso significa que a precipitação começará no oeste/noroeste de ambos os estados e irá avançar em direção à faixa leste.
As chuvas estão previstas serem localmente intensas em alguns pontos, especialmente na região da Campanha Gaúcha. Ao longo da manhã de segunda-feira (8) a região alongada de baixa pressão se fecha, formando um ciclone sobre o Rio Grande do Sul.
Após o ciclone se formar, ele se desloca em direção ao oceano Atlântico, enquanto sua frente fria associada avança desde o sul do Rio Grande do Sul em direção à região Sudeste, causando chuvas pontualmente intensas com risco de tempestades.
Alerta de tempestades com granizo
O avanço da frente fria entre segunda (8) e terça-feira (9) deixa quatro estados sob alerta para tempestades intensas com formação de granizo:
• Metade norte do Rio Grande do Sul
• Oeste de Santa Catarina
• Oeste do Paraná
• Sudoeste do Mato Grosso do Sul
As tempestades mais intensas devem ocorrer entre o Noroeste do Rio Grande do Sul e o Sudoeste do Mato Grosso do Sul.
Desfile nas cidades da Região:
Conforme mostra o Mapa e a própria Previsão, na manhã de Domingo, dia 7, Joaçaba e Herval d'Oeste não tem previsto chuva, mas mesmo assim pode ocorrer períodos curtos de instabilidade pela previsão de chuva na divisa com o Rio Grande do Sul e sempre haver respingos conforme a direção do vento. Na atmosfera não há uma parede para definir com precisão a região. Até o fechamento desta, madrugada de sábado a previsão da manhã de domingo é parcialmente nublado com sol, em Joaçaba.
Por Ana Maria Pereira Nunes / - Meteored | Tempo.com
Previsão do Tempo a partir de Domingo, segundo Meteored
Tribunal do Júri de Herval d'Oeste condena a mais de 18 anos de prisão réu que atacou ex-companheira com uma faca
Nepotismo: MPSC recomenda que Prefeito de Ouro exonere a sobrinha
Gaeco e PMSC deflagram operação para desarticular esquema de jogos de azar
Empresas do Oeste são alvo de operação contra tráfico de drogas e lavagem de dinheiro
Joaçaba realiza formatura do PROERD com participação de mais de 400 alunos
SC tem pioneirismo no atendimento pedagógico a estudantes migrantes
Santa Catarina, um Estado Norte-Americano, por Vinícius Lumertz
Polícia Civil deflagra operação “Falso Samaritano” - Roubou Hospitais