08/06/2025 às 20:07
Previsões indicam que esta semana será a mais fria de 2025 até o momento. As temperaturas caem significativamente e geadas podem ser registradas no Sudeste.
Conforme uma nova massa de ar frio avança pelo país, as temperaturas estão caindo consideravelmente. Isso já está sendo observado nos últimos dias na região Sul. Desde sábado (7) de madrugada, temperaturas baixíssimas foram registradas no estado gaúcho, entre elas:
Bagé: 1,8°C
Dom Pedrito: 1,9°C
Quaraí: 2,6°C
Pelotas: 2,9°C
Jaguarão: 2,9°C
Graças às baixas temperaturas, geadas foram registradas em vários municípios. No domingo (8), as temperaturas continuaram baixíssimas em todo o Rio Grande do Sul
E, de acordo com as previsões climáticas, a tendência para esta semana é de que as temperaturas permaneçam baixas, sem expectativa de retorno do calor.
Ao longo dos próximos dias, a massa de ar frio avançará ainda mais pelo país. Apesar do Rio Grande do Sul ser o estado que está sendo mais afetado, na segunda-feira (9) tanto Santa Catarina quanto o sul do Paraná também estarão registrando temperaturas abaixo dos 10°C.
O ápice do frio será observado na quarta-feira (11), com temperaturas negativas sendo registradas na serra catarinense e praticamente toda a região Sul registrando mínimas inferiores a 10°C, incluindo o estado do Paraná e as capitais Curitiba e Porto Alegre.
Previsão de temperaturas mínimas na quarta-feira.
Previsão de temperaturas mínimas na quarta-feira mostra o ápice do frio atingindo RS, SC, PR, SP, RJ, MS e MG. Temperaturas negativas serão registradas na serra catarinense.
Mas não é apenas a região Sul que será afetada. A massa de ar frio trará uma queda significativa nas temperaturas para o Sudeste e Centro-Oeste, incluindo o Mato Grosso do Sul, sul de Goiás, São Paulo, Minas Gerais e até mesmo Rio de Janeiro, como também pode ser visto no mapa acima.
Ainda na quarta-feira (11), temperaturas abaixo dos 10°C serão registradas em São Paulo (no Litoral Sul e no Vale do Paraíba) e no Sul de Minas Gerais, com termômetros podendo chegar a 4°C e ocasionar geadas pontuais nessas regiões, algo raro e que ainda não foi observado em 2025.
O clima se mantém frio ao longo da quinta-feira (12), com temperaturas baixíssimas sendo registradas ao longo da madrugada e possibilidade de geadas numerosas na região Sul e geadas pontuais na região Sudeste.
Previsão de anomalias de temperatura entre os dias 9 e 16 de Junho mostra que todo o centro-sul do país registrará um frio mais intenso que o normal ao longo desta semana (cores azuis).
Em decorrência disso, as previsões climáticas indicam que toda a próxima semana será influenciada pelo frio no centro-sul do país. Desde RS, SC e PR até MS, SP, RJ e MG, o cone sul do Brasil registrará temperaturas abaixo da média entre os dias 9 e 16 de Junho, como podemos observar na previsão climática acima.
Por isso, para se preparar para uma semana fria como essa e não ser pego de surpresa pelo tempo, não deixe de conferir as previsões de temperatura máxima e mínima específicas para a sua cidade, que estão disponíveis no portal da Meteored | Tempo.com.
Previsão do Tempo – Outras avaliações para o Brasil
Ao longo desta segunda-feira (9), chuvas moderadas continuarão se formando especialmente em São Paulo, com acumulados de até 50 mm no dia. Pancadas de chuva menos volumosas podem se formar no Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, sul do Mato Grosso e de Goiás, Sul de Minas Gerais e Alto Paranaíba, e sul do Espírito Santo.
Previsão de acumulados totais de chuva até o final da quarta-feira ilustra regiões que serão afetadas pela chuva, com destaque para SP e PR, onde os acumulados serão mais expressivos.
Na terça-feira (10), a tendência é de que as chuvas se dissipem na maior parte do país. Chuvas significativas se formam apenas no litoral do Sudeste. Ao total, a região mais afetada pelas chuvas será o litoral de São Paulo, onde os acumulados podem chegar perto dos 100 mm de chuva.
Frio avança pelo país após a chuva
Conforme a chuva se dissipa, uma massa de ar frio avança e faz as temperaturas caírem. Essa massa de ar frio já está atuando sobre a região Sul e, nos últimos dias, já esteve causando temperaturas baixíssimas no Rio Grande do Sul, acompanhadas por ocorrência de geadas pontuais.
De acordo com registros das estações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), diversos municípios gaúchos como Bagé, Dom Pedrito e Quaraí estão registrando temperaturas inferiores a 4°C, com termômetros por vezes chegando perto dos 0°C.
Previsão de temperaturas mínimas na quarta-feira durante o início da manhã mostra uma queda expressiva das temperaturas desde o RS até MG, com possibilidade de geadas pontuais no Sudeste.
A tendência, ao longo de toda a semana, é de que as temperaturas continuem caindo. Até sexta-feira (13), as temperaturas mínimas na região Sul permanecem abaixo dos 10°C, podendo atingir valores negativos na serra gaúcha e catarinense, o que deve ocasionar geadas em diversos municípios.
As temperaturas também vão cair de maneira significativa em parte da região Centro-Oeste, especialmente no Mato Grosso do Sul e no sul de Goiás, onde as temperaturas mínimas ficam entre 10°C e 15°C.
Previsão de temperaturas mínimas na sexta-feira durante o início da manhã mostra possibilidade de temperaturas negativas na região da Serra da Mantiqueira, com risco de geadas.
O grande destaque, no entanto, é a região Sudeste. As temperaturas cairão gradualmente e, durante a quinta-feira (12) e a sexta-feira (13), existe risco até mesmo de temperaturas negativas na região da Serra da Mantiqueira, o que pode ocasionar geadas pontuais no Sudeste pela primeira vez em 2025.
Praticamente toda a região Sudeste (SP, MG, RJ e parte do ES) registrará temperaturas mínimas inferiores a 10°C a partir da quinta-feira (12), com risco de temperaturas negativas e geadas nos municípios localizados ao redor da Serra da Mantiqueira.
Além disso, praticamente toda a região Sudeste pode registrar temperaturas mínimas abaixo dos 10°C no final da semana. Essa queda expressiva das temperaturas traz riscos de saúde para populações vulneráveis, como crianças, idosos, pessoas com doenças pré-existentes e especialmente moradores de rua que não conseguem se proteger do frio.
/ Fonte: Meteored
Descumprimento de Ordem Judicial em Joaçaba e Bebum ao volante em Luzerna
Estrada Boa Rural: governador Jorginho Mello lança programa de R$ 2,5 bilhões, em Joaçaba
MPSC ajuíza ação civil pública contra Município de Videira
Mulher acusada de matar e congelar o marido vai a juri em agosto
Grave acidente em colisão entre carreta e caminhão na BR-282
Matou companheira na frente da filha e vai ficar 37 anos na prisão
Homem é preso em Água Doce com mais de 300 kg de maconha em veículo clonado
Polícia Civil amplia e especializa atendimento
Aurora compra a Gran Mestri fabricante de Queijos Especiais