18/06/2025 às 18:28
Mais de 150 profissionais da segurança pública e privada atuaram de forma integrada e utilizaram tecnologia de ponta para proteger o público no Centro e no Estádio Vidal Ramos Júnior
A 35ª Festa Nacional do Pinhão - Edição Raízes terminou no domingo (22 de junho) com um resultado histórico na área da segurança pública: Nenhum registro de furto foi contabilizado ao longo dos 17 dias de evento. A informação foi divulgada na manhã desta terça-feira (24 de junho) pelo governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, por meio de suas redes sociais.
O resultado é fruto de um planejamento estratégico que reuniu mais de 150 profissionais da segurança pública e privada. Mais de 80 policiais militares de outras cidades reforçaram o efetivo da Polícia Militar de Santa Catarina (PM/SC), somando-se ao trabalho de patrulhamento com cavalaria e motocicletas, além da presença ostensiva nos principais pontos de movimentação.
Uma das novidades deste ano foi a instalação de 40 câmeras com tecnologia de reconhecimento facial, posicionadas no Centro da cidade e no Estádio Municipal Vidal Ramos Júnior, onde ocorreram os shows nacionais. O sistema permitiu a identificação de pessoas foragidas da Justiça ou com mandado de prisão em aberto. Ao longo da Festa, quatro pessoas foram reconhecidas pelas câmeras e detidas pelas forças de segurança. “O resultado da segurança durante a Festa Nacional do Pinhão é reflexo do reforço no efetivo, da utilização de novas tecnologias e, principalmente, do trabalho integrado entre todas as forças de segurança envolvidas”, argumenta o tenente-coronel Marcos Paulo Rangel, da Polícia Militar de Santa Catarina.
A prefeita Carmen Zanotto também comemorou o balanço positivo da segurança pública na Festa, realizada de 6 a 22 de junho. “Tivemos famílias inteiras, com crianças e idosos, aproveitando cada momento com tranquilidade e segurança. Isto mostra a responsabilidade e o comprometimento das equipes que trabalharam todos os dias para garantir um evento seguro para lageanos e visitantes.”
Além da Polícia Militar, o esquema de segurança contou com apoio da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar (CBM), agentes de trânsito (Diretoria de Trânsito - Diretran), profissionais de segurança privada e monitoramento por câmeras em tempo real.
Texto: Allan Borges - Fotos: Fernando Moraes/Divulgação
/
Unoesc participa de campanha alusiva à Semana Nacional do Trânsito em Joaçaba
Empresário do Oeste perde R$ 1 milhão ao acreditar que conversava com Elon Musk
MP recorre e pede aumento de pena para Claudia por homicídio de Valdemir
Município de Passos Maia deve regulamentar atuação de Agentes Comunitários de Saúde
Drogas com serviço de delivery em Joinville
Três pessoas são presas com 10 kg maconha em Rio Negrinho
Mandado de Prisão pela Polícia Militar em Campos Novos.
Primeira frente fria de setembro avança pelo Sul: risco de chuvas extremas e tempo severo até sexta-feira, 5
PM recupera dois veículos furtados, em Herval d’Oeste