18/06/2025 às 18:28
Mais de 150 profissionais da segurança pública e privada atuaram de forma integrada e utilizaram tecnologia de ponta para proteger o público no Centro e no Estádio Vidal Ramos Júnior
A 35ª Festa Nacional do Pinhão - Edição Raízes terminou no domingo (22 de junho) com um resultado histórico na área da segurança pública: Nenhum registro de furto foi contabilizado ao longo dos 17 dias de evento. A informação foi divulgada na manhã desta terça-feira (24 de junho) pelo governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, por meio de suas redes sociais.
O resultado é fruto de um planejamento estratégico que reuniu mais de 150 profissionais da segurança pública e privada. Mais de 80 policiais militares de outras cidades reforçaram o efetivo da Polícia Militar de Santa Catarina (PM/SC), somando-se ao trabalho de patrulhamento com cavalaria e motocicletas, além da presença ostensiva nos principais pontos de movimentação.
Uma das novidades deste ano foi a instalação de 40 câmeras com tecnologia de reconhecimento facial, posicionadas no Centro da cidade e no Estádio Municipal Vidal Ramos Júnior, onde ocorreram os shows nacionais. O sistema permitiu a identificação de pessoas foragidas da Justiça ou com mandado de prisão em aberto. Ao longo da Festa, quatro pessoas foram reconhecidas pelas câmeras e detidas pelas forças de segurança. “O resultado da segurança durante a Festa Nacional do Pinhão é reflexo do reforço no efetivo, da utilização de novas tecnologias e, principalmente, do trabalho integrado entre todas as forças de segurança envolvidas”, argumenta o tenente-coronel Marcos Paulo Rangel, da Polícia Militar de Santa Catarina.
A prefeita Carmen Zanotto também comemorou o balanço positivo da segurança pública na Festa, realizada de 6 a 22 de junho. “Tivemos famílias inteiras, com crianças e idosos, aproveitando cada momento com tranquilidade e segurança. Isto mostra a responsabilidade e o comprometimento das equipes que trabalharam todos os dias para garantir um evento seguro para lageanos e visitantes.”
Além da Polícia Militar, o esquema de segurança contou com apoio da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar (CBM), agentes de trânsito (Diretoria de Trânsito - Diretran), profissionais de segurança privada e monitoramento por câmeras em tempo real.
Texto: Allan Borges - Fotos: Fernando Moraes/Divulgação
/
Descumprimento de Ordem Judicial em Joaçaba e Bebum ao volante em Luzerna
Estrada Boa Rural: governador Jorginho Mello lança programa de R$ 2,5 bilhões, em Joaçaba
MPSC ajuíza ação civil pública contra Município de Videira
Mulher acusada de matar e congelar o marido vai a juri em agosto
Grave acidente em colisão entre carreta e caminhão na BR-282
Matou companheira na frente da filha e vai ficar 37 anos na prisão
Homem é preso em Água Doce com mais de 300 kg de maconha em veículo clonado
Polícia Civil amplia e especializa atendimento
Aurora compra a Gran Mestri fabricante de Queijos Especiais