25/07/2025 às 14:29
Dos cinco nomes de SC na lista, quatro são do PL e um do PSD (Foto: Reprodução)
No Instagram, quantidade de seguidores não é tudo. Um estudo feito pela Zeeng, plataforma de monitoramento de dados, em parceria com o MonitoraBR revelou os 100 políticos brasileiros mais influentes na rede social no primeiro semestre de 2025, e muitos deles não são necessariamente os mais seguidos – mas desenvolveram uma capacidade maior de gerar engajamento e moldar a opinião pública. Nesta lista, há pelo menos cinco nomes de Santa Catarina.
A catarinense mais bem colocada é a deputada federal Caroline de Toni (PL), com um engajamento médio, entre 1º de janeiro e 30 de junho, de 22.078 interações por publicação, o que lhe rendeu a 41ª posição no ranking. Nesta conta entram curtidas, comentários, compartilhamentos e visualizações de vídeo, por exemplo. Depois aparecem a deputada estadual Ana Campagnolo (PL), na 51ª posição (18.800), e a também deputada federal Julia Zanatta (PL), no 55º lugar (18.431).
Veja a posição dos catarinenses no top 100
41ª posição: Caroline de Toni (PL), deputada federal. Engajamento médio de 22.078
51ª posição: Ana Campagnolo (PL), deputada estadual Engajamento médio de 18.800
55ª posição: Julia Zanatta (PL), deputada federal. Engajamento médio de 18.431
62ª posição: Jorginho Mello (PL), governador do Estado. Engajamento médio de 15.913
77ª posição: Topázio Neto (PSD), prefeito de Florianópolis. Engajamento médio de 12.372
Completam a lista de catarinenses o governador Jorginho Mello (PL), que figura na 62ª posição (15.913), e o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD), na 77ª colocação (12.372). Topazio, aliás, é o único nome da relação de centro, segundo o espectro político considerado pelo estudo.
A liderança geral do ranking é de Nikolas Ferreira (PL), com 1.591.156 reações em média por publicação nesse período. Muito desse alto engajamento se deve ao viral do vídeo em que o deputado federal criticou a fiscalização do PIX, no início do ano. Isso fez com que a distância para o segundo colocado, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), fosse considerável – Bolsonaro teve engajamento médio de 237.578 no primeiro semestre do ano.
Na terceira posição geral está o prefeito de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga, com média de 213.051. A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), no quarto lugar, é o nome de esquerda mais bem posicionado (média de 178.686). O top 10 ainda tem o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) e o presidente Lula (PT).
Busca por atenção
O estudo destaca que, mais do que uma vitrine de imagens e vídeos curtos, o Instagram é “um espaço onde narrativas políticas são construídas, reputações são forjadas e debates públicos ganham forma”. No ecossistema digital atual, a atenção é a nova moeda e a influência se manifesta em interações, acrescenta a pesquisa.
Em geral, a análise mostrou um forte domínio da direita no uso do Instagram, com 56 dos 100 políticos do ranking identificados nesse espectro político – são 26 de centro e 18 de esquerda. Nesta lista, o PL é o partido com mais nomes (42 no total). União e PSD, empatados na segunda posição, estão bem distantes, com nove nomes cada.
Apesar disso, existem pelo menos 13 legendas representadas. Segundo o estudo, apesar da concentração maior da direita, isso indica que há espaço para diferentes vozes partidárias alcançarem relevância.
O estudo revela também que políticos que exercem funções legislativas, como vereador, deputado estadual ou deputado federal, foram mais eficazes na promoção de engajamento neste período. Um outro dado escancara ainda a disparidade de gênero na representatividade política. Dos 100 políticos da lista, 75% são do sexo masculino e apenas 25% do feminino.
Ao todo, a pesquisa analisou 442 mil publicações de 2,6 mil políticos brasileiros, que renderam 1,81 bilhão de interações no primeiro semestre deste ano.
Fonte: NSC Total
/
DESABAFO
Santa Catarina tem taxa de desemprego menor do que todos os países do G7
Medidas ao tarifaço são importantes no curto prazo, mas paliativas, diz Fecomércio
Morte de criança de 4 anos leva à prisão da mãe e do padrasto em SC
Réu é condenado a mais de 63 anos de prisão por crimes sexuais contra enteada
Homem que estava desaparecido há 3 meses foi encontrado morto no interior de Concórdia
Unoesc homenageia colaboradores pelo tempo de serviço prestado
Bebeu, bateu e PM prendeu, em Joaçaba
Polícia Militar prende dois homens por roubo contra motorista de aplicativo em Joaçaba e Luzerna