03/06/2025 às 13:14
O processo de formação de uma frente fria traz alerta de chuvas muito intensas para a Região Sul. Há risco de alagamentos, inundações e queda de granizo.
As chuvas retornaram para partes do Sul do Brasil, passando a ocorrer também no Mato Grosso do Sul, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Essa condição se mantém na terça-feira (3).
No entanto, na quinta-feira (5) está previsto o evento de chuva mais intenso desta semana na Região Sul. O processo de formação de uma frente fria traz elevado potencial de chuvas intensas em parte do Rio Grande do Sul, do Paraná e em todo o estado de Santa Catarina, com risco de alagamentos, inundações e queda de granizo.
Quinta-feira sob alerta de chuvas intensas e queda de granizo
Na noite da quarta-feira (4), uma região de mais instável, região de cavado, que é uma extensão de uma baixa pressão entre a Argentina e o Paraguai, já começa a contribuir para instabilidades no oeste da Região Sul, que podem provocar pancadas de até forte intensidade e trovoadas no oeste e noroeste do Rio Grande do Sul, no oeste de Santa Catarina, no oeste e noroeste do Paraná.
Na madrugada da quinta-feira (5), as instabilidades ganham intensidade e o potencial de chuvas intensas e de tempestades no Oeste e Campanha do Rio Grande do Sul, no oeste de Santa Catarina e do Paraná. Na região Central e na região de Porto Alegre do território gaúcho, as chuvas acontecem na forma de pancadas acompanhadas de trovoadas. Nesse evento mais tempestivo nas áreas do oeste da Região Sul, há possibilidade de queda de granizo.
As chuvas intensas na quinta-feira (5) podem vir acompanhadas de granizo e provocar alagamentos e inundações nos três estados da Região Sul.
No decorrer da manhã, a região de cavado se intensifica sobre a Região Sul. Assim, há alerta para o risco elevado de chuvas intensas, de tempestades e eventual queda de granizo no norte e nordeste do Rio Grande do Sul, no sul, centro e oeste de Santa Catarina, no sul, sudoeste e oeste do Paraná. Os eventos mais intensos acontecem entre o norte gaúcho e o oeste catarinense e paranaense. O norte de Santa Catarina e a região de Porto Alegre, tem previsão de chuva fraca.
Por volta do fim da manhã e do início da tarde da quinta-feira (5), as chuvas intensas continuam e passam a abranger todo o estado de Santa Catarina, além do norte do Rio Grande do Sul, do norte, centro e todo o oeste do Paraná. O risco de granizo continua.
A partir da tarde, as chuvas intensas se concentram em todo o estado de Santa Catarina e do Paraná. No Rio Grande do Sul, uma massa de ar frio contribui para o tempo mais firme, mas ainda com muita nebulosidade na metade norte do estado.
O acumulado na quinta-feira (5) pode superar os 100 mm. Há potencial de alagamentos e inundações.
A partir do fim do dia, as chuvas reduzem de intensidade e ocorrem na maior parte com fraca intensidade e chuvisco no norte e nordeste do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná.
Por Tiago Robles / Fonte: Meteored
Unoesc participa de campanha alusiva à Semana Nacional do Trânsito em Joaçaba
Empresário do Oeste perde R$ 1 milhão ao acreditar que conversava com Elon Musk
MP recorre e pede aumento de pena para Claudia por homicídio de Valdemir
Município de Passos Maia deve regulamentar atuação de Agentes Comunitários de Saúde
Drogas com serviço de delivery em Joinville
Três pessoas são presas com 10 kg maconha em Rio Negrinho
Mandado de Prisão pela Polícia Militar em Campos Novos.
Primeira frente fria de setembro avança pelo Sul: risco de chuvas extremas e tempo severo até sexta-feira, 5
PM recupera dois veículos furtados, em Herval d’Oeste