29/05/2025 às 16:10
A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) acompanha o tema com atenção (Fotos: Divulgação)
Segundo estimativas, a mudança pode reduzir em até 35% o preço desses medicamentos ao promover maior concorrência no mercado.
Está em consulta pública no Senado Federal o Projeto de Lei 2158/2023, que propõe a liberação da venda de medicamentos isentos de prescrição (MIPs) em supermercados. A medida, já adotada com sucesso em países como Estados Unidos, Reino Unido e Austrália, tem como objetivo ampliar o acesso da população a remédios básicos — como analgésicos e antitérmicos — com segurança, comodidade e preços mais acessíveis.
Segundo estimativas, a mudança pode reduzir em até 35% o preço desses medicamentos ao promover maior concorrência no mercado. A proposta também prevê a presença obrigatória de farmacêuticos nos supermercados que optarem por comercializar os produtos, garantindo a orientação adequada ao consumidor e o cumprimento das normas sanitárias.
A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) acompanha o tema com atenção. Para o presidente Alexandre Simioni, os supermercados estão preparados para oferecer esse tipo de serviço com estrutura, profissionais qualificados e compromisso com o bem-estar da população. A entidade vê a medida como positiva, desde que implementada com responsabilidade e rigor técnico.
Outro benefício apontado é o potencial de geração de empregos para farmacêuticos e a ampliação do acesso em áreas com menor presença de farmácias, aproveitando os horários estendidos dos supermercados. A consulta pública está aberta à participação popular por meio do portal e-Cidadania do Senado.
Rita Lombardi / RCN
DESABAFO
Santa Catarina tem taxa de desemprego menor do que todos os países do G7
Medidas ao tarifaço são importantes no curto prazo, mas paliativas, diz Fecomércio
Morte de criança de 4 anos leva à prisão da mãe e do padrasto em SC
Réu é condenado a mais de 63 anos de prisão por crimes sexuais contra enteada
Homem que estava desaparecido há 3 meses foi encontrado morto no interior de Concórdia
Unoesc homenageia colaboradores pelo tempo de serviço prestado
Bebeu, bateu e PM prendeu, em Joaçaba
Polícia Militar prende dois homens por roubo contra motorista de aplicativo em Joaçaba e Luzerna