16/05/2025 às 18:54
Parceria com o SESI, investimentos em infraestrutura e oficinas especializadas são ofertados para o desenvolvimento integral dos estudantes
O município de Ponte Serrada trilha um caminho rumo à consolidação de uma educação pública de excelência. Por meio de decisões estratégicas, investimentos consistentes e a parceria com o SESI, o município se posiciona como referência regional no cumprimento da Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê a ampliação da oferta de tempo integral nas redes públicas de ensino. A meta nacional, longe de ser apenas um número, representa um avanço qualitativo: mais tempo na escola, com mais significado.
Para garantir esse avanço, mais de R$ 2,8 milhões foram destinados à reestruturação da infraestrutura da escola de tempo integral. O projeto contempla ambientes pedagógicos mais funcionais, acessíveis e seguros, favorece o pleno desenvolvimento físico, cognitivo e emocional dos estudantes, mas a transformação vai além dos muros da escola.
Em 2025, o município também direciona mais de R$ 1 milhão para a contratação de oficinas pedagógicas especializadas, executadas por meio de parceria com o SESI. De acordo com o gerente do SESI na Regional Oeste, Jardel Carminatti, essa alocação orçamentária revela que o tempo adicional na escola precisa ser intencional, planejado e orientado por metodologias que maximizem o engajamento e a aprendizagem significativa.
Nesse contexto, destaca-se o modelo educacional implementado pelo SESI, fundamentado em práticas pedagógicas ativas, cultura maker e desenvolvimento de competências socioemocionais. “Através de oficinas como Robótica, Ciências e Invenções, Comunicação e Mídias, Yoga e Meditação, os alunos desenvolvem não apenas conhecimento acadêmico, mas também habilidades cognitivas superiores, como pensamento crítico, resolução de problemas e autorregulação emociona”, explicou Carminatti.
O valor agregado da proposta SESI se manifesta em múltiplas dimensões. Segundo o coordenador de Educação Básica na Regional Oeste do SESI, Márcio Gonçalves da Rosa, ao estimular o protagonismo do estudante, promove-se maior autonomia intelectual. “Quando integramos práticas interdisciplinares, ampliamos a capacidade de conexão entre saberes e ao investirmos em competências socioemocionais, formamos um sujeito ético, empático e resiliente.”
Para o secretário de Educação, Adilso Adriano Teixeira, esse modelo representa uma virada de chave. “Não estamos apenas ampliando o tempo dos estudantes na escola, estamos qualificando esse tempo com intencionalidade pedagógica, alinhada às exigências contemporâneas da formação integral. A parceria com o SESI permite agregar valor técnico e metodológico à nossa política educacional.”
Mário Serafin / Fonte: MB Comunicação
Unoesc celebra a conquista do IGC 4 com homenagens a dirigentes e coordenadores de curso
400 caixas de vinho ilegal, 14 quilos de maconha e Arma de fogo
CDL apresenta o Dia Livre de Impostos na Câmara de Vereadores
Unoesc de Joaçaba apresenta programa Universidade Gratuita na Câmara
Aniversários de sexta-feira, 23/05
Prazo de 28 dias para Brasil ficar livre da gripe aviária já começou
50 mil maços de cigarros contrabandeados são apreendidos em Descanso
Joaçaba apresenta programa ‘Você mais Saudável’ na Alesc
Programa “Joaçaba, eu curto, eu cuido” registra as primeiras adoções de 2025