02/06/2025 às 13:10
O evento contou com a presença de produtores rurais, representantes do Sistema Faesc/Senar, Sindicatos Rurais, técnicos da CNA e profissionais da região. (Foto Divulgação).
O município de Treze Tílias sediou na última quinta-feira (29) o painel do Projeto Campo Futuro, voltado à pecuária de leite. O evento, realizado no formato híbrido, contou com a presença de produtores rurais, representantes do Sistema Faesc/Senar, Sindicatos Rurais, técnicos da CNA e profissionais da região.
A iniciativa, do Sistema CNA/Senar, foi realizada em parceria com o Sistema Faesc/Senar, o Sindicato Rural de Água Doce e o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP).
Durante o evento, o vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), Clemerson Argenton Pedrozo, ressaltou a satisfação em mais uma vez participar do projeto Campo Futuro. “Aproveito a oportunidade para destacar que o presidente José Zeferino Pedrozo valoriza muito esse projeto e tem atuado em prol da pecuária de leite e os demais segmentos do setor produtivo. Sua agenda tem sido bastante intensa, mas, felizmente, tem gerado bons frutos — não apenas para os produtores rurais de Santa Catarina, mas para todo o Brasil, graças à sua atuação destacada tanto no Sistema Faesc/Senar quanto na CNA e no Sebrae Nacional”.
Clemerson Pedrozo também reconheceu à CNA e às entidades parceiras pela realização deste importante projeto. “O Campo Futuro é fundamental para que o produtor rural possa planejar suas atividades, compreender melhor seus custos e tomar decisões estratégicas de investimento. Reforço que a atividade leiteira em Santa Catarina é extremamente relevante, tanto do ponto de vista econômico quanto social. “Com apenas 1,12% do território nacional, somos o quarto maior produtor de leite e estamos entre os líderes na produção por animal. Fica aqui o nosso comprometimento em continuar esse trabalho com a Assistência Técnica e Gerencial, com as formações profissionais do Senar/SC, entre outras ações, sempre com o apoio dos Sindicatos Rurais”.
O presidente do Sindicato Rural de Água Doce, Newton Luiz Bedin, também realçou a importância da iniciativa para o fortalecimento da cadeia produtiva na região e no estado.
PROPRIEDADES E SEUS RESULTADOS
O assessor técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Guilherme Souza Dias, explicou que, na região, foram identificadas propriedades com cerca de 40 hectares destinadas à produção de leite em sistema semiconfinado. “Esse modelo utiliza pastagens de inverno e verão, silagem e suplementação concentrada”.
Segundo Dias, o rebanho predominante é formado por vacas da raça holandesa. “Em média, 36 vacas em lactação produzem cerca de 25 litros por cabeça/dia, resultando em uma produção diária de 900 litros por propriedade”, afirmou.
A receita gerada por esse sistema produtivo, de acordo com o assessor técnico, permitiu remunerar não apenas os desembolsos da atividade representados pelo custo operacional efetivo, mas também os custos operacionais totais. “Esses custos englobam a depreciação da infraestrutura produtiva e o pró-labore do produtor. Isso demonstra uma eficiência importante, pois permite a reposição das benfeitorias ao final de sua vida útil”, avaliou.
Dias destacou, ainda, que a receita obtida com o leite ficou aquém apenas da remuneração do capital investido na atividade. “Mesmo diante desse cenário, a atividade leiteira foi mais eficiente do ponto de vista do uso da terra em comparação com outras alternativas da região, com a margem bruta por hectare superando significativamente o valor pago pelo arrendamento”, concluiu.
MB Comunicação / MBcom
Unoesc participa de campanha alusiva à Semana Nacional do Trânsito em Joaçaba
Empresário do Oeste perde R$ 1 milhão ao acreditar que conversava com Elon Musk
MP recorre e pede aumento de pena para Claudia por homicídio de Valdemir
Município de Passos Maia deve regulamentar atuação de Agentes Comunitários de Saúde
Drogas com serviço de delivery em Joinville
Três pessoas são presas com 10 kg maconha em Rio Negrinho
Mandado de Prisão pela Polícia Militar em Campos Novos.
Primeira frente fria de setembro avança pelo Sul: risco de chuvas extremas e tempo severo até sexta-feira, 5
PM recupera dois veículos furtados, em Herval d’Oeste