01/08/2025 às 18:06
Em alusão à campanha do Agosto Lilás, mês dedicado ao combate à violência contra as mulheres, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), através da Secretaria de Programas Institucionais (SPI), inicia nesta sexta-feira, 1º, a operação Shamar.
A ação tem o objetivo de realizar ações preventivas, educativas, ostensivas e repressivas no enfrentamento da violência doméstica e feminicídio em todo o estado. A campanha será realizada até o dia 4 de setembro.
A operação Shamar, que em hebraico significa “vigiar” ou “proteger”, integra uma campanha nacional, liderada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), e faz alusão ao aniversário da Lei Maria da Penha e ao “Agosto Lilás”, mês dedicado ao combate à violência contra as mulheres.
Em Santa Catarina, a coordenação é da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC) e a operacionalidade será feita pela Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Científica.
Entre as ações, serão desencadeadas atividades de inteligência preventivas, educativas, ostensivas e repressivas, visando o combate à violência doméstica e familiar contra a mulher. Isso inclui atendimentos às vítimas de violência, levantamento de mandados judiciais em aberto específicos de crimes de violência doméstica e familiar contra a mulher e cumprimento de mandados de prisão.
Por Cabo Pedro Francisco da Costa Neto / Secretaria de Programas Institucionais - Florianópolis
DESABAFO
Santa Catarina tem taxa de desemprego menor do que todos os países do G7
Medidas ao tarifaço são importantes no curto prazo, mas paliativas, diz Fecomércio
Morte de criança de 4 anos leva à prisão da mãe e do padrasto em SC
Réu é condenado a mais de 63 anos de prisão por crimes sexuais contra enteada
Homem que estava desaparecido há 3 meses foi encontrado morto no interior de Concórdia
Unoesc homenageia colaboradores pelo tempo de serviço prestado
Bebeu, bateu e PM prendeu, em Joaçaba
Polícia Militar prende dois homens por roubo contra motorista de aplicativo em Joaçaba e Luzerna