27/08/2025 às 14:55
Estado tem três regiões sem leitos de UTI para adultos e ocupação média de 95%
Santa Catarina tem três regiões com todos os leitos de Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) adulto ocupados, de acordo com dados desta quarta-feira, 27, do Centro de Informações Estratégicas para a Gestão do SUS de Santa Catarina (Cieges/SC). As regiões da Serra, do Planalto Norte e Nordeste, e da Foz do Rio Itajaí não têm nenhum leito disponível.
A média de ocupação em todo o Estado é de 95%, com apenas 49 leitos disponíveis entre os 983 ativos. A Grande Florianópolis, o Vale do Itajaí, o Sul e o Meio-Oeste têm taxas de ocupação superiores a 90%. Já o Oeste tem média de 89,6%.
Na última quinta-feira, 21, por conta da superlotação e falta de leitos, o Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, de Joinville, chegou a emitir um ofício pedindo ao Samu que redirecionasse pacientes para outras unidades de saúde pelo período de 24 horas. A Secretaria do Estado de Saúde (SES) confirmou que o ofício foi emitido.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), 291 leitos foram abertos desde 2023. Na segunda-feira, 25, cinco foram inaugurados no Hospital São Francisco, de Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis. Também foram abertos 12 leitos no Hospital Beatriz Ramos, em Indaial, e 10 no Hospital e Maternidade Oase, em Timbó, nos últimos meses, conforme a pasta.
Veja a situação dos leitos de UTI adulto por região em SC
- Planalto Norte e Nordeste: 100% (0 leitos disponíveis)
- Oeste: 89,6% (7 leitos disponíveis)
- Meio-Oeste: 95,5% (5 leitos disponíveis)
- Grande Florianópolis: 94% (9 leitos disponíveis)
- Foz do Rio Itajaí: 100% (0 leitos disponíveis)
- Serra: 100% (0 leitos disponíveis)
- Vale do Itajaí: 90,4% (18 leitos disponíveis)
- Sul: 92,5% (10 leitos disponíveis)
Leitos neonatais e pediátricos
A situação dos leitos neonatais também gera alerta, com taxa média de ocupação de 79,2% e duas regiões sem leitos: Oeste e Foz do Rio Itajaí. A Grande Florianópolis, o Meio-Oeste e a região Planalto Norte e Nordeste têm mais de 85% dos leitos ocupados, enquanto o Vale do Itajaí tem 71,7% de ocupação. As demais regiões não apresentam risco.
A situação dos leitos infantis, por outro lado, não tem sinais de urgência. O Estado tem ocupação média de 61,2%, com leitos disponíveis em todas as regiões. No Oeste e na Serra, porém, há apenas um leito pediátrico desocupado entre os 10 ativos em cada região. Já na Grande Florianópolis e Planalto Norte e Nordeste há cinco leitos disponíveis, em cada região. As demais regiões não apresentam risco.
Com informações: NSC
/
Unoesc participa de campanha alusiva à Semana Nacional do Trânsito em Joaçaba
Empresário do Oeste perde R$ 1 milhão ao acreditar que conversava com Elon Musk
MP recorre e pede aumento de pena para Claudia por homicídio de Valdemir
Município de Passos Maia deve regulamentar atuação de Agentes Comunitários de Saúde
Drogas com serviço de delivery em Joinville
Três pessoas são presas com 10 kg maconha em Rio Negrinho
Mandado de Prisão pela Polícia Militar em Campos Novos.
Primeira frente fria de setembro avança pelo Sul: risco de chuvas extremas e tempo severo até sexta-feira, 5
PM recupera dois veículos furtados, em Herval d’Oeste