17/07/2025 às 16:40
Na próxima terça-feira, dia 22 de julho, o Conselho Municipal da Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, promove a 7ª Edição do Fórum da Diversidade, um evento que tem como principal objetivo aprofundar o debate sobre inclusão e valorização das múltiplas identidades presentes em nossa sociedade. Com o tema “Fórum da Diversidade: Promovendo a Inclusão e o Compartilhamento de Experiências”, o encontro reunirá especialistas e profissionais da educação para um dia de escuta, reflexão e troca de experiências inspiradoras.
A presidente do Conselho Municipal da Educação, Claudia Marien Arnhold, ressalta a importância do fórum como espaço de diálogo e fortalecimento das práticas inclusivas no ambiente escolar. “O Fórum da Diversidade é mais do que um evento. Ele é um espaço de escuta, reconhecimento e valorização das diferentes vozes que compõem nossa sociedade. É essencial que a escola reflita essa diversidade e que possamos, juntos, construir ambientes mais inclusivos e respeitosos”, destaca Claudia.
A programação do evento será dividida em dois momentos principais. Durante o período da manhã, o foco será a escuta de especialistas que trarão diferentes perspectivas sobre temas cruciais para a construção de uma sociedade mais justa e plural. Entre as convidadas, estão três especialistas que abordarão, respectivamente, as temáticas de gênero, povos originários e comunidades quilombolas. As falas terão como propósito promover a conscientização sobre igualdade de gênero, desmistificar preconceitos, valorizar a cultura e os direitos dos povos indígenas, e evidenciar a história, a resistência e as contribuições das comunidades quilombolas para a identidade nacional.
Já no período da tarde, o fórum se transforma em um espaço de partilha de práticas pedagógicas, onde seis escolas e Centros de Educação Infantil (Ceis) do município apresentarão projetos desenvolvidos em suas unidades voltados à promoção da diversidade e da inclusão. As experiências a serem compartilhadas mostram como a educação pode ser uma ferramenta poderosa para transformar realidades, estimular o respeito às diferenças, fomentar a sustentabilidade e contribuir para a construção de uma cultura de paz nas escolas.
Marivânia / Assessoria de Imprensa PMJ
DESABAFO
Santa Catarina tem taxa de desemprego menor do que todos os países do G7
Medidas ao tarifaço são importantes no curto prazo, mas paliativas, diz Fecomércio
Morte de criança de 4 anos leva à prisão da mãe e do padrasto em SC
Réu é condenado a mais de 63 anos de prisão por crimes sexuais contra enteada
Homem que estava desaparecido há 3 meses foi encontrado morto no interior de Concórdia
Unoesc homenageia colaboradores pelo tempo de serviço prestado
Bebeu, bateu e PM prendeu, em Joaçaba
Polícia Militar prende dois homens por roubo contra motorista de aplicativo em Joaçaba e Luzerna