29/05/2025 às 10:26
Reunião na Assembleia Legislativa consolida estratégia conjunta entre setor produtivo, Legislativo e Executivo para sustentar constitucionalidade da legislação ambiental catarinense
Em reunião realizada na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) na última terça-feira (27), representantes de entidades do setor produtivo, do Legislativo e do Executivo estadual alinharam uma estratégia unificada para a defesa do Código Estadual do Meio Ambiente, alvo de Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF).
No encontro proposto pelos deputados José Milton Schaefer e Altair Silva e conduzido pelo presidente da Assembleia, Júlio Garcia, ficou definido que a Alesc e a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) atuarão de forma conjunta na elaboração e apresentação da defesa formal da norma catarinense, com a procuradoria-geral da Assembleia responsável pela elaboração da defesa da ação.
A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) irá reunir dados técnicos, argumentos jurídicos e estudos atualizados que reforcem a constitucionalidade do Código, contribuindo com a defesa, além de fazer a mobilização institucional das entidades do setor produtivo para acompanharem o processo na condição de terceiros interessados (amicus curiae).
Reunião une setor produtivo, legislativo e executivo na defesa da legislação catarinense. (foto: FIESC)
Além da FIESC, participaram da reunião representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (FETAESC), Organização das Cooperativas (OCESC), Federação da Agricultura e Pecuária (FAESC), Associação Catarinense dos Reflorestadores (ACR), Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e Procuradoria-Geral da Alesc (PGALESC).
Para o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, a iniciativa demonstra a união das forças catarinenses na defesa de uma legislação que busca equilibrar desenvolvimento econômico e preservação ambiental. “O Código Estadual do Meio Ambiente foi construído com base nas particularidades do nosso território e do nosso setor produtivo. Defender sua constitucionalidade é defender o direito do Estado de legislar com responsabilidade e conhecimento da sua realidade”, destacou.
A reunião reforçou o compromisso coletivo com a preservação da autonomia estadual em temas ambientais, pautado pelo respeito aos princípios constitucionais e ao desenvolvimento sustentável de Santa Catarina.
Por Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas - FIESC
Por Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas / FIESC
Unoesc participa de campanha alusiva à Semana Nacional do Trânsito em Joaçaba
Empresário do Oeste perde R$ 1 milhão ao acreditar que conversava com Elon Musk
MP recorre e pede aumento de pena para Claudia por homicídio de Valdemir
Município de Passos Maia deve regulamentar atuação de Agentes Comunitários de Saúde
Drogas com serviço de delivery em Joinville
Três pessoas são presas com 10 kg maconha em Rio Negrinho
Mandado de Prisão pela Polícia Militar em Campos Novos.
Primeira frente fria de setembro avança pelo Sul: risco de chuvas extremas e tempo severo até sexta-feira, 5
PM recupera dois veículos furtados, em Herval d’Oeste