01/07/2025 às 03:12
O índice de previsão extrema do modelo ECMWF mostra que a presença da forte massa de ar polar sobre a Região Sul do Brasil estará entre os 1% mais fortes da região em toda a história.
Nesta semana a presença de uma massa de ar polar sobre o centro-sul do Brasil vai provocar temperaturas negativas e que são consideradas extremas para algumas áreas do país. Os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina serão os mais afetados pelas baixas temperaturas.
Para esta terça-feira (1) o índice de previsão extrema (EFI) se concentra na Região Sul em especial sobre o Rio Grande do Sul com maiores riscos de temperaturas negativas e geadas generalizadas.
O índice de previsão extrema ou EFI é utilizado para indicar qual é o tamanho do desvio da previsão do tempo em relação à climatologia daquela área ou região. Ou seja, sua função é nos mostrar eventos que não são comuns para diversas localidades com base na climatologia dessas regiões. Além disso, o EFI para temperatura possui limiares diferentes para mínimas e máximas.
Entre terça-feira (1) e quarta-feira (2), o EFI mostra uma menor região com possibilidade de eventos extremos, contudo, a preocupação na nossa região. Na região serrana de Santa Catarina a previsão indica até -8ºC. Especificamente para Joaçaba é 0ºC (zero) para a terça-feira e -1ºC (menos 1), podendo chegar a -3ºC nas regiões mais altas, na quarta-feira.
/
Descumprimento de Ordem Judicial em Joaçaba e Bebum ao volante em Luzerna
Estrada Boa Rural: governador Jorginho Mello lança programa de R$ 2,5 bilhões, em Joaçaba
MPSC ajuíza ação civil pública contra Município de Videira
Mulher acusada de matar e congelar o marido vai a juri em agosto
Grave acidente em colisão entre carreta e caminhão na BR-282
Matou companheira na frente da filha e vai ficar 37 anos na prisão
Homem é preso em Água Doce com mais de 300 kg de maconha em veículo clonado
Polícia Civil amplia e especializa atendimento
Aurora compra a Gran Mestri fabricante de Queijos Especiais