01/07/2025 às 03:12
O índice de previsão extrema do modelo ECMWF mostra que a presença da forte massa de ar polar sobre a Região Sul do Brasil estará entre os 1% mais fortes da região em toda a história.
Nesta semana a presença de uma massa de ar polar sobre o centro-sul do Brasil vai provocar temperaturas negativas e que são consideradas extremas para algumas áreas do país. Os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina serão os mais afetados pelas baixas temperaturas.
Para esta terça-feira (1) o índice de previsão extrema (EFI) se concentra na Região Sul em especial sobre o Rio Grande do Sul com maiores riscos de temperaturas negativas e geadas generalizadas.
O índice de previsão extrema ou EFI é utilizado para indicar qual é o tamanho do desvio da previsão do tempo em relação à climatologia daquela área ou região. Ou seja, sua função é nos mostrar eventos que não são comuns para diversas localidades com base na climatologia dessas regiões. Além disso, o EFI para temperatura possui limiares diferentes para mínimas e máximas.
Entre terça-feira (1) e quarta-feira (2), o EFI mostra uma menor região com possibilidade de eventos extremos, contudo, a preocupação na nossa região. Na região serrana de Santa Catarina a previsão indica até -8ºC. Especificamente para Joaçaba é 0ºC (zero) para a terça-feira e -1ºC (menos 1), podendo chegar a -3ºC nas regiões mais altas, na quarta-feira.
/
Unoesc participa de campanha alusiva à Semana Nacional do Trânsito em Joaçaba
Empresário do Oeste perde R$ 1 milhão ao acreditar que conversava com Elon Musk
MP recorre e pede aumento de pena para Claudia por homicídio de Valdemir
Município de Passos Maia deve regulamentar atuação de Agentes Comunitários de Saúde
Drogas com serviço de delivery em Joinville
Três pessoas são presas com 10 kg maconha em Rio Negrinho
Mandado de Prisão pela Polícia Militar em Campos Novos.
Primeira frente fria de setembro avança pelo Sul: risco de chuvas extremas e tempo severo até sexta-feira, 5
PM recupera dois veículos furtados, em Herval d’Oeste