17/04/2025 às 08:02
A Unoesc Campos Novos sediou, na terça-feira (15), o seminário “Ações Transformadoras: Políticas e Práticas para a Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva”. O evento foi promovido pela Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AMA), em parceria com o curso de Pedagogia da Universidade.
Participaram especialistas renomados na área da educação inclusiva, como Michelli Sabatini e Fernando Calil, de Minas Gerais, que compartilham suas experiências e conhecimentos com o público presente. Também foi abordado o “Abril Azul”, a campanha de conscientização sobre o autismo.
— O evento reafirma o compromisso da Universidade com temas fundamentais para a sociedade, como a educação inclusiva. A presença de especialistas de renome e o envolvimento de estudantes, professores e profissionais da rede municipal contribuíram para um diálogo necessário e transformador. Acreditamos que ações como essa fortalecem a formação acadêmica, promovem a integração com a comunidade e impulsionam práticas que valorizam a diversidade e o respeito às diferenças — destaca a coordenadora administrativa da Unoesc Campos Novos, professora Juliane Brogliato.
Para o coordenador do curso de Pedagogia da Unoesc Campos Novos, professor Edson Douglas Pereira Casagrande, a participação de profissionais experientes enriqueceu o diálogo e proporcionou uma compreensão mais aprofundada dos desafios e das estratégias eficazes para a promoção de uma educação inclusiva de qualidade.
— Para os estudantes do curso de Pedagogia, a participação no seminário representou uma oportunidade valiosa de formação complementar, permitindo a aproximação entre teoria e prática e fortalecendo o compromisso com uma educação mais equitativa e acessível para todos — ressalta o professor Edson.
O evento também contou com a presença de profissionais da Secretaria Municipal de Educação. Para a secretária Elenice Fornara, o seminário viabilizou o debate de temas relevantes, como transtornos de aprendizagem, avaliação e intervenção, que refletiram em aprendizado e troca de ideias.
— Enquanto Secretaria de Educação, acreditamos que capacitar os profissionais da educação especial é fundamental para promover a inclusão escolar e garantir que todos tenham acesso a essa educação, independente das suas deficiências e das suas limitações — enaltece a secretária Elenice.
Unoesc / Unoesc
DESABAFO
Santa Catarina tem taxa de desemprego menor do que todos os países do G7
Medidas ao tarifaço são importantes no curto prazo, mas paliativas, diz Fecomércio
Morte de criança de 4 anos leva à prisão da mãe e do padrasto em SC
Réu é condenado a mais de 63 anos de prisão por crimes sexuais contra enteada
Homem que estava desaparecido há 3 meses foi encontrado morto no interior de Concórdia
Unoesc homenageia colaboradores pelo tempo de serviço prestado
Bebeu, bateu e PM prendeu, em Joaçaba
Polícia Militar prende dois homens por roubo contra motorista de aplicativo em Joaçaba e Luzerna