27/04/2025 às 18:11
Medicina regenerativa busca por soluções naturais para que dentes perdidos sejam reparados ou substituídos
Uma revolução na odontologia pode estar a caminho! Pesquisadores do King’s College de Londres avançaram na criação de arcadas dentárias cultivadas em laboratório a partir das células dos próprios pacientes. A medicina regenerativa odontológica busca integrar esses dentes diretamente ao maxilar, funcionando como naturais e eliminando a necessidade de implantes, obturações ou dentaduras.
O pesquisador Xuechen Zhang explica que as obturações enfraquecem o dente a longo prazo, enquanto implantes são invasivos e artificiais. A chave para o “cultivo” dental está em um novo material que replica o ambiente celular do corpo, liberando sinais gradualmente para iniciar a formação dos dentes, imitando o processo natural. A equipe já cultivou dentes em laboratório e agora busca integrá-los na boca dos pacientes, seja transplantando células jovens ou criando o dente completo in vitro.
Paralelamente, cientistas japoneses do Hospital Universitário de Kyoto e do Hospital Kitano estão testando clinicamente em humanos um medicamento capaz de regenerar dentes perdidos. A droga bloqueia uma proteína que inibe o crescimento dental (USAG-1), abrindo caminho para uma “terceira dentição” em adultos e idosos.
Testes em animais foram bem-sucedidos, e agora um grupo de adultos participa da pesquisa para verificar se o medicamento induz o crescimento de novos dentes em humanos. Se aprovado, o tratamento pode estar disponível comercialmente até 2030, inclusive para crianças com ausência congênita de dentes (anodontia). O futuro de um sorriso completo e natural parece cada vez mais próximo!
Fonte: Xuechen Zhang, pesquisador
Mário Serafin / Fonte: Xuechen Zhang, pesquisador
DESABAFO
Santa Catarina tem taxa de desemprego menor do que todos os países do G7
Medidas ao tarifaço são importantes no curto prazo, mas paliativas, diz Fecomércio
Morte de criança de 4 anos leva à prisão da mãe e do padrasto em SC
Réu é condenado a mais de 63 anos de prisão por crimes sexuais contra enteada
Homem que estava desaparecido há 3 meses foi encontrado morto no interior de Concórdia
Unoesc homenageia colaboradores pelo tempo de serviço prestado
Bebeu, bateu e PM prendeu, em Joaçaba
Polícia Militar prende dois homens por roubo contra motorista de aplicativo em Joaçaba e Luzerna