30/05/2025 às 13:41
Por Ana Maria Pereira Nunes30/05/2025 10:46
Maio se despede com cara de inverno em boa parte do Brasil. Uma forte massa de ar polar segue atuando sobre o Sul, parte do Sudeste, do Centro-Oeste e até mesmo do Norte do país. O fenômeno deve atingir seu pico de intensidade nesta sexta-feira (30), mas o frio intenso ainda será sentido no sábado (31) e domingo (01). Confira agora a previsão do tempo para a Região Sul neste fim de semana.
Sábado
O sábado (31) amanhece com temperaturas muito baixas na Região Sul, mas também no sul do Mato Grosso do Sul e interior de São Paulo, onde as mínimas estarão abaixo dos 10 °C, com exceção da faixa litorânea.
Nas Serras Gaúcha e Catarinense, as mínimas se aproximam dos 0 °C, e na maior parte da Região Sul as temperaturas ao amanhecer ficarão entre 4 °C e 6 °C, com risco de geada em uma ampla área.
A geada se forma quando o vapor d’água presente no ar se transforma diretamente em cristais de gelo sobre superfícies como vegetação, telhados e automóveis — um processo chamado sublimação. Para que isso ocorra, é necessário que a temperatura da superfície atinja 0 °C ou menos.
Embora as mínimas previstas do ar estejam ligeiramente acima disso, a temperatura do solo pode ser até 4 °C mais baixa.
Além disso, a previsão indica céu limpo e ventos calmos durante a madrugada e amanhecer, condições que favorecem ainda mais a perda de calor da superfície. Por isso, mesmo sem registros oficiais abaixo de zero, o risco de geada permanece elevado em várias áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Previsão de céu com poucas nuvens no sábado (31) pela manhã, de acordo com o ECMWF, condição que favorece a formação de geada.
No decorrer do sábado (31), o sol aparece em grande parte do país, e as temperaturas máximas sobem ligeiramente na região Sul, com valores entre 13°C e 17°C no Rio Grande do Sul, grande parte de Santa Catarina e sul do Paraná, exceto pela faixa litorânea, onde os termômetros ficam em torno dos 20°C.
Domingo
No domingo, 1º de junho, o amanhecer na Região Sul do país será tão frio quanto no sábado (31). Na verdade, as temperaturas mínimas podem ser ainda mais baixas na região da Serra de Santa Catarina, com previsão de temperaturas até 1°C abaixo de zero entre Urupema e Urubici.
O risco de formação de geada está mantido para diversos pontos dos três estados.
A principal diferença em relação ao sábado (31) é que as temperaturas mais frias ficarão restritas ao Rio Grande do Sul, Santa Catarina e centro-sul do Paraná. As mínimas já começam a entrar em elevação no norte do Paraná, sul do Mato Grosso do Sul e região Sudeste, com termômetros acima dos 12°C.
Previsão de temperatura mínima domingo (01), de acordo com o ECMWF.
À tarde a tendência é de elevação gradual das temperaturas, com temperaturas máximas mais quentes, de até 17°C no Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina, mas acima dos 20°C nas demais áreas.
Apesar das máximas ligeiramente superiores em relação ao sábado (31), elas ainda representam anomalias de até -4°C em algumas regiões.
Previsão de anomalia de temperatura máxima domingo (01), de acordo com o ECMWF.
Para a próxima semana a massa de ar frio começa a perder força e, entre 02 e 09 de junho, a tendência é de temperaturas abaixo do normal apenas no extremo sul do Rio Grande do Sul. Na maior parte do território gaúcho as temperaturas serão dentro do normal, e ligeiramente acima da média entre Santa Catarina e o Paraná.
/
Descumprimento de Ordem Judicial em Joaçaba e Bebum ao volante em Luzerna
Estrada Boa Rural: governador Jorginho Mello lança programa de R$ 2,5 bilhões, em Joaçaba
MPSC ajuíza ação civil pública contra Município de Videira
Mulher acusada de matar e congelar o marido vai a juri em agosto
Grave acidente em colisão entre carreta e caminhão na BR-282
Matou companheira na frente da filha e vai ficar 37 anos na prisão
Homem é preso em Água Doce com mais de 300 kg de maconha em veículo clonado
Polícia Civil amplia e especializa atendimento
Aurora compra a Gran Mestri fabricante de Queijos Especiais