Portal Cidadela

TURISMO

Joaçaba lança sua nova marca turística: destino de fé, ritmo e movimento

24/10/2025 às 14:35

A Prefeitura de Joaçaba, por meio da Secretaria de Comunicação, Cultura, Turismo e Eventos, em parceria com o SEBRAE e o Instituto de Design, Inovação e Tecnologia (IDIT), realizou na noite desta quarta-feira (23) o lançamento oficial da Marca Turística de Joaçaba. O evento reuniu autoridades, empresários, lideranças regionais e representantes do trade turístico, marcando um novo capítulo na história do turismo local.

O ato simbólico apresentou ao público a nova identidade visual do destino Joaçaba, desenvolvida com base em estudos de design estratégico e no conceito de valorização da identidade local. A marca nasce para representar a cidade como um destino de fé, ritmo e movimento, expressando a força da devoção a Frei Bruno e Santa Teresinha, o brilho e a energia do Carnaval, e o dinamismo de uma cidade que se move pelo trabalho, pela cultura e pela inovação.

Durante o evento, o Secretário de Comunicação, Cultura, Turismo e Eventos, Paulo Krause, apresentou um panorama sobre o turismo local e os investimentos que vêm sendo realizados para fortalecer o setor, destacando ações voltadas à infraestrutura turística, à promoção de eventos e à valorização dos atrativos da cidade. “Joaçaba é uma cidade que tem turismo. Somente entre janeiro e setembro de 2025 tivemos em nossa rede hoteleira 72.318 hóspedes. Isso mostra a nossa força na região Meio-Oeste. Somos o município da Região Turística do Vale dos Imigrantes que mais arrecada ICMS Turístico, o que reforça a importância econômica do setor”, afirmou Paulo.

Na sequência, Gisella Simões, consultora do SEBRAE/SC e diretora do Instituto de Design, Inovação e Tecnologia (IDIT), apresentou oficialmente a nova marca, explicando o processo criativo e os elementos que compõem a identidade visual, que busca traduzir a essência joaçabense e posicionar o município como um destino de experiências.

O gerente regional do SEBRAE/SC, Aloísio Salomon, destacou que a nova marca é o resultado de um processo de cocriação e simboliza o fortalecimento do turismo como eixo de desenvolvimento econômico. “Essa é a marca guarda-chuva de Joaçaba, que entrará em sintonia com as marcas de novas rotas e produtos turísticos, como o turismo religioso e o cicloturismo. Ela está linda e vai levar o nome de Joaçaba para todo o Brasil, divulgando o turismo, o carnaval e o potencial que temos. É uma etapa importante de um trabalho conjunto com o município para fortalecer o turismo de eventos e o desenvolvimento regional”, ressaltou.

O prefeito de Joaçaba, Vilson Sartori, reforçou em sua fala a importância do turismo como um dos motores da economia local. “O turismo movimenta hotéis, restaurantes, o comércio e os serviços. Cada visitante que chega a Joaçaba deixa aqui parte da sua renda e ajuda a gerar empregos e oportunidades. O fortalecimento do turismo é fundamental para o crescimento econômico sustentável do município, e essa nova marca representa o orgulho e a força da nossa cidade”, destacou o prefeito.

A nova marca turística não pertence a uma gestão administrativa, mas sim à cidade de Joaçaba. Ela foi criada para ser utilizada por todos: iniciativa pública, empresários, instituições e comunidade; como símbolo de identidade e promoção conjunta do destino.

A marca será aplicada em campanhas promocionais, materiais de divulgação e ações de marketing territorial, integrando Joaçaba às estratégias de posicionamento turístico do Estado e da região Meio-Oeste. Com esse lançamento, Joaçaba reafirma seu compromisso em promover o turismo como instrumento de desenvolvimento sustentável, inovação e valorização das suas tradições, uma cidade que se move com fé, ritmo e movimento.

Marivânia / Assessoria de Imprensa PMJ