23/06/2025 às 17:08
Foto: TJSC/Divulgação
O Fórum da comarca de Abelardo Luz foi uma das repartições públicas mais danificadas com o forte temporal que atingiu o município e a região Oeste na madrugada desta segunda-feira, dia 23. O telhado do Fórum Desembargador Nelson Nunes de Souza Guimarães foi totalmente destruído e os equipamentos eletrônicos, incluindo computadores, foram atingidos pela chuva.
A prefeitura do município também foi atingida, com vidros de portas e janelas quebrados pela força dos ventos.
Segundo o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), a comarca ainda apura os danos causados e por isso suspendeu o expediente e audiências desta segunda e terça-feira. Em caso de demandas urgentes, o plantão regional deve ser acionado por meio do telefone (49) 3521-8688.
De acordo com a Defesa Civil, a tempestade foi mais intensa na região de Abelardo Luz. As rajadas de vento tiveram velocidade média de 80 km/h, com picos de até 100 km/h em algumas localidades. Houve também um grande volume de chuva em curto período de tempo.
O diretor-geral administrativo do TJSC, Alexsandro Postali, informou que toda a estrutura do Judiciário catarinense foi colocada à disposição e a primeira ação é de buscar informações sobre a situação de saúde dos colaboradores e de toda a sociedade da região.
As Diretorias de Engenharia e Arquitetura (DEA) e de Infraestrutura (DIE) trabalham para apurar os estragos. A empresa responsável pela manutenção foi acionada.
“Felizmente, até o momento, os relatos indicam apenas danos materiais. Ainda assim, sabemos o quanto isso afeta a rotina, a segurança e o emocional de todos os envolvidos. Estamos acompanhando de perto a situação para garantir todo o suporte necessário e contribuir na recuperação do espaço com agilidade e responsabilidade. Neste momento, nossa prioridade continua sendo o cuidado com as pessoas e a preservação da integridade do serviço público”, ressaltou o diretor-geral administrativo.
Temporal provoca mais estragos em Abelardo Luz
Outras oito cidades de Santa Catarina registraram estragos
Entre a noite de domingo, dia 22, e a madrugada desta segunda-feira dia 23, um forte vendaval atingiu o município de Abelardo Luz, no Oeste de Santa Catarina, causando danos estruturais e interrupções de serviços essenciais. O fenômeno climático, acompanhado de chuva intensa, comprometeu telhados de residências, prédios públicos, estabelecimentos comerciais e provocou a queda de árvores e postes de energia elétrica.
De acordo com a Defesa Civil, o fórum de Abelardo Luz foi um dos edifícios atingidos, juntamente com a sede da prefeitura, uma cooperativa, um mercado e uma loja de veículos. A cidade decretou situação de emergência. Não há registro de feridos ou vítimas fatais, mas as autoridades alertam para riscos com estruturas instáveis e quedas de árvores.
Desde as primeiras horas da manhã, equipes do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e do Governo Municipal atuam na remoção de obstáculos, no auxílio às famílias afetadas e na avaliação dos danos. Parte do fornecimento de energia foi interrompida na cidade e ainda estava sendo restabelecida até o fim da manhã.
Região Oeste e outras áreas do estado também registram danos
Abelardo Luz não foi o único município impactado. Outras oito cidades do Oeste catarinense relataram ocorrências relacionadas ao temporal. Entre os principais registros estão:
Xaxim e São Lourenço do Oeste: destelhamentos e distribuição de lonas;
Xanxerê: queda de árvores em vias públicas;
Palmitos e Maravilha: pontos de alagamento no centro das cidades;
Fraiburgo: ruas alagadas e moradores ilhados;
Florianópolis: alagamentos em bairros como Armação, Carijós, Lagoa da Conceição e Itacorubi.
Falta de energia elétrica afeta milhares de unidades consumidoras
A Celesc informou que as chuvas e os ventos fortes afetaram o fornecimento de energia elétrica em diversas regiões do estado, com destaque para a Serra Catarinense e o Planalto Norte. Em Lages e municípios vizinhos como São Joaquim, Otacílio Costa, Urubici e Bom Retiro, mais de 43 mil unidades consumidoras ficaram sem luz.
Segundo a concessionária, as subestações de Anita Garibaldi, São Joaquim e Otacílio Costa foram impactadas diretamente. Nas duas últimas, falhas de comunicação comprometeram o funcionamento de sistemas automáticos, dificultando o restabelecimento da rede elétrica.
Previsão do tempo: frio intenso e possibilidade de neve
Após a passagem da frente fria, uma massa de ar frio e seco deve atingir Santa Catarina entre a noite desta segunda e a manhã de terça-feira, dia 24, provocando uma queda acentuada nas temperaturas. O estado permanece em alerta laranja emitido pela Defesa Civil.
Há risco alto a muito alto de complicações associadas ao frio, como desconforto térmico, agravamento de doenças respiratórias, hipotermia e congelamento de pistas em regiões suscetíveis. Existe ainda a possibilidade de precipitações invernais pontuais, como neve ou chuva congelada, nas áreas mais elevadas.
As equipes da Defesa Civil estadual seguem monitorando as condições climáticas e orientam que a população permaneça atenta aos avisos meteorológicos.
Mário Serafin / Fonte: Oeste +
Mulher é presa por tráfico de drogas em Campos Novos.
Pronta resposta: “Roubou e não carregou”
Descumprimento de Ordem Judicial em Joaçaba e Bebum ao volante em Luzerna
Estrada Boa Rural: governador Jorginho Mello lança programa de R$ 2,5 bilhões, em Joaçaba
MPSC ajuíza ação civil pública contra Município de Videira
Mulher acusada de matar e congelar o marido vai a juri em agosto
Grave acidente em colisão entre carreta e caminhão na BR-282
Matou companheira na frente da filha e vai ficar 37 anos na prisão
Homem é preso em Água Doce com mais de 300 kg de maconha em veículo clonado