Portal Cidadela

ARTIGO

Tá todo mundo louco!

06/08/2025 às 17:11

1. Desde 11 de junho, quando obteve vitória definitiva no Superior Tribunal de Justiça a nutricionista Raquel Canterelli aguarda que as filhas de 5 e 7 anos de idade voltem para o Brasil, depois de as duas terem sido arrancadas à força com ajuda de agentes da Polícia Federal em junho de 2023.

A mãe foi forte quando conseguiu fugir da Irlandia para o Brasil com as duas filhas do tal irlandês que não passa de cafajeste a mais. 

O desfecho favorável à mãe é o fim de uma gangorra judicial, com sucessivas reviravoltas, que teve início em 2019, quando ela conseguiu fugir da Irlanda para o Brasil com as filhas que teve com um irlandês e o acusou de abuso físico e sexual, além de manter a filha em cárcere privado.

Canterelli saiu da Irlanda com o auxílio de autoridades consulares brasileiras, depois de alegar ser vítima de violência psicológica e patrimonial bem como ataques a filha mais velha. 

O pai, entretanto, moveu na Justiça brasileira uma ação de busca e apreensão, com base na convenção de Haia, para que as crianças fossem devolvidas. A ação foi aberta ainda em 2019 pela Advocacia-Geral da União que aceitou um pedido de cooperação jurídica feito pelo irlandês.

Em 2022, após laudo pericial apontar os riscos do retorno das meninas à Irlanda, o juízo de primeira instância decidiu pela manutenção delas com a mãe, no Brasil.

No ano seguinte, contudo, o Tribunal Regional Federal da 2ª Região decidiu reformar a decisão, determinando o cumprimento imediato da devolução das crianças ao pai, motivo pelo qual elas foram retiradas de casa por um oficial de Justiça acompanhados de agentes da PF. 

Porque motivo fizeram isto? Por acaso simplesmente aceitaram o que este porqueira apresentou ou receberam outras coisas?  Isto não dá para aceitar. 

A mãe, por sua vez, recorreu então ao STJ, com um advogado contratado, mas não conseguiu e o recurso foi rejeitado. Foi então que a Defensoria Pública da União e o Ministério Público Federal também decidiram intervir em favor da nutricionista.

A Primeira Turma do STJ reconheceu haver provas reais de risco às crianças e reformou mais uma vez o desfecho do caso, restabelecendo a decisão de primeiro grau e determinando a devolução das crianças à mãe.

Entretanto a AGU, depois de idas e vindas informou que iria desistir desse último recurso. O cumprimento da decisão que prevê o retorno das crianças ao Brasil, porém, depende das autoridades irlandesas. 

"O objetivo é que tudo seja feito da maneira mais harmônica possível, conciliando os interesses da mãe e da União, que terá que se valer dos instrumentos diplomáticos adequados", informou a DPU, em nota… - 

O caso de Raquel Canterelli chamou a atenção do Brasil para as chamadas mães de Haia , isto é , mulheres que fogem com os filhos para outros países, muitas vezes acusando o companheiro de violência doméstica e outros tipos de abuso, e acabam sendo enquadradas como sequestradoras internacionais de crianças sob a Convenção de Havia em maio de 2024, a DPU levou o caso à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), denunciando a República Federativa do Brasil de violação dos direitos humanos devido ao modo como as crianças foram retiradas da mãe, com ajuda de escolta armada e mesmo diante de provas que atestavam o risco do convívio com o pai. 

Entre os pedidos, a DPU solicitou que a comissão recomende ao Brasil a compensação às vítimas por danos materiais e emocionais… - O tema foi levado também ao Supremo Tribunal Federal e em fevereiro, o plenário começou a julgar uma ação aberta pelo PSOL que questiona a validade no Brasil de regras relativas ao crime de sequestro internacional de crianças.

Crianças precisam de pais honestos e responsáveis e não animais covardes como o pai das meninas que teve a capacidade de abusar da mais velha. Isto não é pai! Não passa de um animal que deve ser castrado e receber uma surra muito bem dada por dia mesmo ´porque este tipo de animal só entende deste modo! Que Deus as ajudem!

2-Impossícel aceitar!

Parece impossível. Em sã consciência a gente chega a não acreditar.

O porqueira é um ex-atleta Igor Eduardo Cabral de 29 anos. Teve Tempo suficiente para criar vergonha na cara e atuar como um ser normal. Não foi o que fez. Gente, foram mãos de 60 socos que desfiguraram completamente a mulher com fraturas. 

Os mais de 60 socos desferidos por Igor Eduardo Cabral causaram fraturas em vários ossos do rosto da namorada que lhe geraram também dificuldades para comer e respirar. Ela operou-se e os edemas diminuírem. O agressor alegou que teve um "surto claustrofóbico" no elevador. Ele foi preso em flagrante no sábado passado.

Segundo os primeiros exames de imagem, a mulher teve fraturas no nariz, na base superior do maxilar e em ossos da bochecha, da parte de cima da boca, da mandíbula próximo à têmpora e da órbita ocular que contém o globo ocular do lado esquerdo.

Em suas redes sociais, nesta terça-feira, a vítima publicou uma mensagem e agradeceu o apoio. "Agradeço toda a solidariedade e amor que todos estão me ofertando neste momento. É um momento muito delicado e eu preciso focar na minha recuperação", disse ela! 

A mulher está medicada em casa já passou por cirurgia na semana passada para reconstrução dos ossos da face. 

No dia das agressões, ela foi socorrida para o hospital Walfredo Gurgel, onde passou a noite e foi liberada no dia seguinte. Naquela noite, a vítima não conseguia sequer falar e se comunicou com a equipe de plantão por meio de um bilhete!   

A quantidade descomunal de socos desferidos em menos de um minuto levou a polícia a classificar o caso como uma tentativa de matar a mulher, e não como lesão corporal grave.

A vítima já passou por corpo de delito. "A gente também solicitou o prontuário médico no hospital para ter noção da totalidade do que realmente aconteceu, do quanto ela foi fraturada na face. Ela realmente saiu muito machucada, por isso ele foi autuado por tentativa de feminicídio  e assim está sendo apurado", informou delegada Victória Lisboa.

Avaliem a situação. Tudo isto aconteceu porque o maluco pediu para ver o celular dela.  "Ela mostrou, e ele ficou enciumado", conta a delegada.

Ela falou que as mensagens não tinham nada demais. Ele então subiu pelo elevador para tirar as coisas dele que estavam na casa dela, e ela foi atrás para conversar. Ele disse que conversaria, e queria que ela saísse do elevador. Ela, já temendo pela qualquer conduta que ele poderia praticar e sabendo que no corredor as câmeras não iriam pegar o ato, permaneceu dentro do elevador. Foi aí que ele entrou e agrediu.

Em entrevista a vítima contou que ele a ameaçou enquanto batia: "Ele disse que eu ia morrer", lembra. Ela disse que namorava Igor em quase dois anos e que eles "estavam sempre juntos".

De acordo com a delegada, a vítima informou que ela já havia sido agredida com empurrão, mas não houve qualquer denúncia à polícia. Além disso, a vítima disse que em outras ocasiões, quando conversava com Igor sobre o pensamento de se matar, ele a estimulava. Isto é normal? 

Para ajudar com medicamentos e cirurgia, uma amiga da vítima criou uma campanha para arrecadar doações e a arrecadação alcançou mais de R$ 33 mil. 

Diga o que disser este maluco não tem uma justificativa para diferir 65 socos seja em quem for. Faz sentido? 

Acho que todo advogado que defende pessoas acusadas de crimes desse tipo sabe que qualquer coisa pode colar. Toda justificativa tem chance de ser aceita. Se por acaso não colar, o recurso é culpar a vítima para tentar mostrar que, de um jeito ou de outro, ela provocou tais atos como decote muito grande, saia curta e por aí vai! Vale tudo para justificar as atuações dos homens! 

Isto tem que acabar! Todos os dias existem notícias de violência praticadas contra mulheres e os dados são alarmantes.  Os homens, em geral acusam as mulheres porque elas seriam suas propriedades e devem aceitar “cale a boca” e o “ sua culpa”! O que vale? 

Temos que aceitar ciúme, aceitar a posse e fazer de conta que está tudo certo! Impossível!  Pense: a arma está carregada e pode vir a tona a qualquer hora! Afinal, é apenas natural que não nos reconheçamos como monstros.

Também teremos sorte se podermos sobreviver apesar dos pesares e podermos contar para alguns que sobrevivemos graças a Deus!  Vale a pena? Claro que não! Não seja inconsequente com você mesma. Acredite em você e não viva para apanhar! Valorize-se, acredite em você e viva feliz mesmo sozinhinha ! Antes só que mal acompanhada!

3- Tudo de novo!

Estamos a pouco mais de um ano da eleição presidencial e analisar o índice de intenção de votos de cada candidato pode ser um exercício divertido. Dá para montar um quebra-cabeças. 

Na realidade o que se apresenta até agora sãos dois inconsequentes: Lula e Bolsonaro. Claro está que teremos Tarcísio, Zema, Caiado e Ratinho, por enquanto Claro que teremos os membros do clã Bolsonaro que também batem o bumbo da "anistia ampla, geral e irrestrita." 

Como podem ver num ambiente assim o eleitor vai às urnas com disposição para votar no menos pior, coisa que já fizemos anteriormente. Pior é que não elimina a sensação da maioria de que engolir o menor dos males é, ainda escolher a encrenca que ficar. 

Este pessoal que está por ai querendo se eleger ou mesmo se reeleger deveria pensar como efetivamente atuou em seu mandato. A gente já cansou da mesmice e aquentar Bolsonaro e Lula de novo?  Por falor! Já chega dos dois! Tem muita gente melhor e não serão Ronaldo Caiado ou Romeu Zema!. 

Talvez seja bem melhor Tarcísio de Feitas e Ratinho JR e que Lula e Bolsonaro.  Alguém concorda? 

Seis em cada dez brasileiros, ou 61%, disseram que não votariam em candidato que prometesse conceder indulto a Bolsonaro e seus cúmplices, livrando-os da cadeia diante da provável condenação no processo da trama golpista. O que aconteceu? 

Porque, nós reles mortais, sabemos que ser subserviente é muito ruim e dependente. Como vai atuar assim? 

É mais ou menos o que a turma do Bolsonaro teima em pedir ao falar em ”anistia, ampla, geral e irrestrita: 

Não importa que o narcótico seja o álcool, a cocaína ou o bolsonarismo sabujo. O que nos importa não é votar no mesmo pior. Queremos votar no mais competente e que nos livre deste vai e vem que não servem para nada.

Para dizer a verdade, chega de Lulas e Bolsonaros. Tem gente muito melhor!

Agora querem pautar a anistia. Porque sera? Qualquer um sabe sim. Quando lembro de tudo aquilo que fizeram arrebentando o que estivesse na frente em Brasília, jogando, tirando pedaços e tantas outras coisas eu chorei. Até hoje fica difícil relembrar o que aconteceu. 

Agora os membros do clã Bolsonaro também batem o bumbo da "anistia ampla, geral e irrestrita." Num ambiente assim, o eleitor vai às urnas com disposição para votar no mal menor. 

Por que não elimina a sensação da maioria do que engolir o menor dos males e ainda, escolher o mal.... O que você fará com ele?

Apenas criará problemas como estavam fazendo a família Bolsonaro! Após acharem que eram dono do mundo agora resolveram mudar um pouco através de prisão domiciliar do ex-presidente Bolsonaro, na segunda feira passada. Incrivelmente a família Bolsonaro resolver calar a boca após dar um piripaque em Eduardo e ficaram bonzinhos novamente.

Até a próxima pessoal. Com certeza virá!  Grande e afetuoso abraço!

Neusa Maria Breda / Colunista