27/05/2025 às 15:12
Fenômeno foi confirmado em São Joaquim, Urupema, Bom Jardim da Serra e Urubici; temperaturas seguem em queda no estado
A madrugada desta quinta-feira, 29, marcou o primeiro registro de neve em Santa Catarina em 2025. O fenômeno, ainda que de forma isolada, foi confirmado nas cidades de São Joaquim, Urupema, Bom Jardim da Serra e Urubici, na Serra catarinense.
A ocorrência já vinha sendo prevista pela Secretaria da Proteção e Defesa Civil (SDC), que ao longo da semana alertou sobre a chegada de uma intensa massa de ar frio ao estado, com possibilidade de precipitação invernal — como neve ou chuva congelada — especialmente nas regiões mais elevadas.
Foto: MFX / Secom GOVSC
Para que a neve se forme, é necessário que haja a combinação simultânea de temperatura próxima ou abaixo de 0°C e umidade disponível na atmosfera. E foi exatamente esse o cenário observado nesta madrugada: durante a madrugada, em Urupema, por exemplo, os termômetros marcaram -1,4°C, com cobertura de nuvens e registro de garoa. No início da manhã as cidades de Urupema, São Joaquim e Bom Jardim da Serra também registraram o fenômeno em quantidade suficiente para acumular em ruas, gramados, edificações e veículos.
Imagens do satélite GOES-19 também mostraram a formação de um ciclone extratropical no litoral do Rio Grande do Sul, favorecendo a instabilidade climática. A frente fria associada a esse sistema contribuiu para a formação das condições ideais para o fenômeno.
Mínimas registradas
Segundo dados da Defesa Civil, diversas cidades catarinenses registraram temperaturas negativas ou próximas de 0°C ao amanhecer. Confira algumas das mínimas:
Urupema: -1,4°C
São Joaquim: -0,1°C
Urubici: -0,1°C
Água Doce: 0,7°C
Tangará: 1,5°C
Bom Jardim da Serra: 2,1°C
Fraiburgo: 2,4°C
Campos Novos: 2,7°C
Lages: 3,4°C
Previsão
Foto: MFX / Secom GOVSC
A tendência é que o frio se intensifique ainda mais nas próximas madrugadas. A previsão indica novas mínimas negativas em diversas cidades dos Planaltos e do Oeste, com formação de geada ao amanhecer. A Defesa Civil segue monitorando as condições climáticas e recomenda atenção redobrada, especialmente para moradores das regiões serranas e de maior altitude.
Previsão para as próximas horas
Foto: Jorge Muniz /Divulgação
Nas próximas horas, a chance de precipitação invernal (neve ou chuva congelada) diminui na Serra catarinense. Apesar disso, a massa de ar polar mantém as temperaturas baixas na Serra e nas demais regiões do estado.
Da noite desta quinta-feira, 29, até o amanhecer de sexta-feira, 30, os termômetros devem cair ainda mais em relação aos últimos dias. Com isso, além das baixas temperaturas, há condições para formação de geada em várias regiões, especialmente nas áreas mais altas.
Confira as temperaturas mínimas previstas para o amanhecer de sexta-feira, 30:
Extremo Oeste: 1°C
Oeste: 1°C
Meio-Oeste: -1°C
Planalto Sul: -3°C
Litoral Sul: 6°C
Grande Florianópolis Serrana: 1°C
Grande Florianópolis Litoral: 8°C
Baixo Vale do Itajaí: 9°C
Médio Vale do Itajaí: 6°C
Alto Vale do Itajaí: 2°C
Planalto Norte: -1°C
Litoral Norte: 8°C
Fim de semana
Foto: Jorge Muniz /Divulgação
No fim de semana, as noites e manhãs continuam frias em todas as regiões, mas o sol deve predominar, garantindo temperaturas mais amenas durante as tardes. O cenário segue típico de outono com características de inverno antecipado, reforçando a importância de atenção às condições climáticas nos próximos dias.
Para os amantes do frio e da paisagem branca, o inverno já deu seu cartão de visitas — ainda em maio.
ASCOM – Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina
Apesar das previsões, o frio de quarta-feira pela madrugada e manhã não foram tão intensos como anunciado no Meio-Oeste, base Joaçaba. Mas a temperatura se mantém nesse patamar até meados da próxima semana, quando se eleva um pouco, voltando a ser mais intenso em 14 e 15 de junho. É bom salientar que é uma previsão, e como outras centenas de vezes, pode mudar, já como dizia nossos avós: “Com a virada do vento”. Mesmo os aparelhos mais sofisticados não tem precisão sobre tempo e futuro.
Resultados para São Joaquim, SC, às 9h00 da manhã de hoje:
- Pancadas leves de neve
- 2°C°F
- Chuva: 35%
- Umidade: 99%
- Vento: 19 km/h
Mas, o ciclone associado a baixas temperaturas ainda poderá causar ocorrência de neve no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, além de geadas e outros tipos de precipitação invernal.
Ao longo desta quarta-feira (28), um ciclone começará a se formar na costa leste da América do Sul, na altura do Rio Grande do Sul e do Uruguai. O sistema trará acumulados de chuva que podem exceder os 200 mm no Rio Grande do Sul e rajadas fortes de vento que podem chegar a 150 km/h.
Com isso, o sistema trará grandes transtornos para a população gaúcha entre esta quarta-feira (28) e a quinta-feira (29), com risco de quedas de galhos de árvores, enchentes e alagamentos, pequenos deslizamentos de terra nos arredores da Lagoa dos Patos, descargas elétricas (raios) e cortes no fornecimento de energia elétrica.
Ao mesmo tempo, o sistema está impulsionando uma massa de ar frio para dentro do Brasil que fará as temperaturas caírem de maneira expressiva, não apenas na região sul como também no Sudeste e Centro-Oeste.
Em 29 de maio de 2025 - 09:23
Meteorologistas: Jéssica Silva e Francine Sacco
Na quarta-feira (28), uma intensa massa de ar seco e frio avança pelo Sul do Brasil, provocando uma queda acentuada de temperatura e aumentando as condições para ocorrências relacionadas ao desconforto térmico e agravamento de doenças cardiorrespiratórias em todas as regiões, além de congelamento de pistas e tubulações nas áreas mais altas.
O frio será intenso em todas as regiões de Santa Catarina, com destaque para as regiões do Meio-Oeste e Planaltos, onde as temperaturas mínimas ficam bem abaixo de 0°C. Nestas regiões, há possibilidade de precipitação invernal e neve, especialmente na quinta-feira (29). No entanto, por se tratar de um fenômeno de previsão complexa, é importante acompanhar as atualizações meteorológicas nos próximos dias.
No litoral, as mínimas variam entre 5 e 10°C, mas a sensação térmica pode ser ainda mais baixa, devido aos ventos fortes, com rajadas variando entre 50 e 70 km/h. Já no Extremo Oeste, Oeste, Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis serrana, as mínimas variam entre 0 e 5°C.
Esse cenário deve persistir até, pelo menos, domingo (01), com condições favoráveis para formação de geada ampla no estado, inclusive em áreas próximas ao litoral. Apesar da presença do sol, as tardes seguem frias, com máximas que não passam dos 20°C.
/
Descumprimento de Ordem Judicial em Joaçaba e Bebum ao volante em Luzerna
Estrada Boa Rural: governador Jorginho Mello lança programa de R$ 2,5 bilhões, em Joaçaba
MPSC ajuíza ação civil pública contra Município de Videira
Mulher acusada de matar e congelar o marido vai a juri em agosto
Grave acidente em colisão entre carreta e caminhão na BR-282
Matou companheira na frente da filha e vai ficar 37 anos na prisão
Homem é preso em Água Doce com mais de 300 kg de maconha em veículo clonado
Polícia Civil amplia e especializa atendimento
Aurora compra a Gran Mestri fabricante de Queijos Especiais