12/05/2025 às 18:58
Nesta segunda-feira, 12 de maio, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) inicia o Programa Pontes, uma importante iniciativa voltada à mediação e à conciliação de litígios no segundo grau de jurisdição. A proposta é clara: investir na transformação da forma como são tratados hoje os conflitos judiciais, oferecendo soluções mais rápidas, eficientes e também mais humanizadas.
O ponto de partida será o Direito de Família, área que exige sensibilidade e agilidade por envolver diretamente o bem-estar das pessoas — especialmente de crianças e adolescentes. Mas o programa não se limita a esse campo. Ele nasce com uma perspectiva ampla de expansão para outras áreas. Sempre, reforço, com o propósito de tornar a Justiça catarinense mais acessível, célere e resolutiva.
Nesse sentido, a mediação e a conciliação vêm ganhando espaço como ferramentas eficazes para resolver disputas com menos desgaste e mais entendimento. Em vez de embates prolongados, que frequentemente aumentam a tensão entre as partes, o Programa Pontes propõe o diálogo e a escuta ativa como base. Com o apoio de mediadores técnicos, os envolvidos terão a oportunidade de construir juntos soluções consensuais, evitando os impactos negativos — emocionais e financeiros — comuns em um processo tradicional.
O programa traz três objetivos principais: promover a pacificação social e reduzir a litigiosidade, começando pelos processos familiares; incentivar o protagonismo das partes na busca por soluções dialogadas; e garantir mais eficiência e celeridade na tramitação dos recursos.
Neste primeiro momento, os beneficiários diretos serão as pessoas envolvidas em ações de família no segundo grau, pois sabemos que, quando o conflito atinge as famílias, todos perdem. Por isso, acreditamos na construção conjunta de soluções.
Para que essa proposta avance com solidez e atinja seu potencial pleno, é essencial o engajamento conjunto de desembargadores, Ministério Público, Defensoria Pública, advogados e mediadores. Também é fundamental a articulação institucional com CEJUSC, Câmaras de Direito de Família, OAB/SC e área psicossocial do TJSC.
Todos esses atores, em sintonia, são peças-chave para o êxito do programa. Os resultados esperados são ambiciosos porém factíveis, e incluem maior satisfação das partes, redução no tempo de tramitação, mais acordos homologados e replicação do modelo para outras áreas.
Com o Programa Pontes, o TJSC reafirma seu compromisso com uma Justiça mais humana, moderna e próxima, criando pontes que conectam as pessoas ao direito de uma vida mais pacífica e harmoniosa. Fica um convite à sociedade: transformar disputas em acordos e construir, juntos, uma Justiça que entende e respeita as reais necessidades de cada cidadão.
Desembargador Francisco Oliveira Neto - Presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina
/
INSS: saiba como consultar notificação sobre descontos ilegais
PM prende homem em Joaçaba por furto de carnes em Herval d'Oeste
Atropelamento com morte na SC-284, entre Campos Novos e Ibicuí
SC tem o melhor resultado nas exportações de carnes em 28 anos
Governadores de SC e RS destacam oportunidades de investimento no fórum internacional do LIDE, em Nova York
Janja dá ‘bola fora’ em encontro de Lula com Xi Jinping ao falar de TikTok
PM Ambiental “caça” três pontos pela prática ilegal de caça de animais silvestres
Unoesc dá início às aulas da Pós-graduação em Indústria 4.0 e IA
Polícia Civil apreende armas e munições em investigação de comércio ilegal de carne