26/06/2025 às 15:43
Encontro na FCDL/SC reúne lideranças para debater pirataria, políticas públicas voltadas à população em situação de rua e apresentar os resultados do DLI 2025
A sede da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC) foi palco, nesta terça-feira (24/06), de uma reunião estratégica da Frente Parlamentar de Apoio ao Comércio Varejista, que debateu três temas centrais: os resultados do Dia Livre de Impostos (DLI), o combate à pirataria e as políticas públicas para pessoas em situação de rua.
O encontro contou com a presença de parlamentares estaduais, autoridades do governo de Santa Catarina, lideranças empresariais e representantes de CDLs de todo o Estado. Participaram os deputados estaduais Nilso Berlanda (coordenador da Frente), Maurício Peixer e Alex Brasil, o presidente da FCDL/SC, Onildo Dalbosco Júnior, o Presidente do Conselho Estadual de Combate à Pirataria, Jair Schmitt, o coordenador estadual da CDL Jovem, Marcos Brinhosa, e a secretária de Estado Adeliana Dal Pont – secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
– DLI: Santa Catarina lidera mobilização nacional e premia CDLs destaques
Durante o evento, foram celebrados os resultados da edição 2025 do Dia Livre de Impostos (DLI), considerado o maior do Brasil. Santa Catarina mobilizou mais de mil empresas em 194 municípios, com ampla repercussão na mídia e nas redes sociais. A campanha demonstrou, de forma prática, o peso da carga tributária sobre produtos e serviços. Foram mais de 1194 empresas participantes em 194 municípios de Santa Catarina, que renderam mais de R$ 2,5 milhões em mídia demonstrando o real valor do impacto da ação no estado.
A FCDL/SC realizou a premiação das CDLs que mais se destacaram:
• CDL Florianópolis, pela maior repercussão na mídia;
• CDLs de Capinzal, Ouro e Lacerdópolis, pelo maior número de empresas participantes e engajamento digital.
“O sucesso do DLI em Santa Catarina mostra a força do nosso varejo e o quanto essa ação mobiliza a sociedade para um debate urgente sobre a carga tributária. É um exemplo de engajamento coletivo que precisa crescer ainda mais nos próximos anos”, destacou o coordenador da CDL Jovem, Marcos Brinhosa.
– Pirataria: ações integradas para preservar a legalidade no comércio
A reunião também abordou o impacto da pirataria no comércio catarinense e as ações em curso para coibir o comércio ilegal. Representantes do Conselho Estadual de Combate a Pirataria reforçaram que o enfrentamento à prática é essencial para garantir concorrência justa, segurança ao consumidor e arrecadação pública.
“Não podemos permitir que o comércio legal seja sufocado pela pirataria. Precisamos fortalecer a fiscalização e proteger os empreendedores que atuam de forma honesta”, afirmou o deputado estadual Nilso Berlanda, coordenador da Frente Parlamentar.
– Moradores de rua: políticas públicas e desenvolvimento social em pauta
O crescimento da população em situação de rua nas áreas comerciais foi outro ponto sensível debatido. As lideranças reforçaram a necessidade de políticas públicas estruturadas, que articulem ações de acolhimento, geração de renda e capacitação profissional.
“Essa é uma pauta que exige ação integrada entre Estado e sociedade. Precisamos pensar em políticas com foco na dignidade humana, que ao mesmo tempo ofereçam alternativas reais para que essas pessoas saiam dessa condição. A legislação precisa também ser atualizada para esta finalidade”, afirmou a secretária Adeliana Dal Pont, representando o Governo de Santa Catarina.
“O comércio precisa funcionar, mas também precisa conviver com um espaço urbano mais justo e equilibrado. Precisamos de soluções que integrem e incluam. Políticas públicas se fazem necessárias para atender todos os envolvidos neste processo”, complementou o presidente da FCDL/SC, Onildo Dalbosco Júnior.
A reunião reforça o papel da FCDL/SC como elo entre lojistas, poder público e sociedade, contribuindo para a formulação de políticas que fortaleçam o varejo catarinense e promovam desenvolvimento sustentável em todas as regiões do Estado.
/ Fonte: ASCOM-FACDL/SC
Vereadora Jaqueline De Marco sugere ampliação de convênio entre Prefeitura e HUST
Caiu na malha fina do Imposto de Renda? É só conferir
Joaçaba lança sua nova marca turística: destino de fé, ritmo e movimento
Mulher tem prisão por tráfico de drogas, em Joaçaba
PM atende ocorrência de furto no centro de Joaçaba
Dupla é presa com mais de 19 quilos de maconha em Itajaí
Vereador Luiz Vastres sugere ampliação do Corpo de Bombeiros em Joaçaba
Foragidos por morte de homem durante briga entre vizinhos em Irani são presos
Clínica clandestina é fechada após denúncia, no Norte de SC