26/08/2025 às 19:16
Na semana passada, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio do Comando de Polícia Militar Ambiental (CPMA), realizou o resgate de 11 animais silvestres em cativeiro, no interior do município de Capinzal.
No local, foram encontrados 11 pássaros silvestres acondicionados em gaiolas, sendo que seis deles possuíam anilhas, sistema de identificação individual obrigatório que comprova a origem, enquanto que cinco não possuíam qualquer tipo de identificação ou autorização legal. O responsável pelo imóvel não possuía autorização junto aos órgãos ambientais como criador de passeriformes, e, portanto, não tinha o direito de manter aves em cativeiro.

Entre os pássaros apreendidos estavam exemplares popularmente conhecidos como azulão (Cyanoloxia brissonii), trinca-ferro (Saltator similis), cardeal (Paroaria coronata) e sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris).
Todas as aves e suas gaiolas foram apreendidas, e o responsável pelos animais responderá administrativamente e também na esfera criminal, conforme previsto na legislação ambiental em vigor, por manter animais silvestres em cativeiro sem permissão legal.
Os pássaros sem anilhas foram avaliados pelos biólogos que compõe o efetivo da unidade de Joaçaba e, posteriormente, foram soltos, retornando à natureza.
Por 3º Sargento Ana Carolina Bernardi Teles / CPMA/2ºBPMA/2ªCia/2ºPel - 2º Pelotão de Polícia Militar Ambiental - Joaçaba
Vereadora Jaqueline De Marco sugere ampliação de convênio entre Prefeitura e HUST
Caiu na malha fina do Imposto de Renda? É só conferir
Joaçaba lança sua nova marca turística: destino de fé, ritmo e movimento
Mulher tem prisão por tráfico de drogas, em Joaçaba
PM atende ocorrência de furto no centro de Joaçaba
Dupla é presa com mais de 19 quilos de maconha em Itajaí
Vereador Luiz Vastres sugere ampliação do Corpo de Bombeiros em Joaçaba
Foragidos por morte de homem durante briga entre vizinhos em Irani são presos
Clínica clandestina é fechada após denúncia, no Norte de SC