Portal Cidadela

OPINIÃO

Os pais envelhecem!

03/09/2025 às 18:13

Tenho a plena certeza de que a mais rica, forte e profunda experiência da caminhada humana seja ter um filho. Quando eles nascem, os filhos veem hoje cheios de fragilidade e, eles chegam à nossa vida com promessas de amor incondicional. Eles dependem do nosso amor, dos cuidados que temos. Mas retribuem com gestos que enternece. 

Mas minha gente os anos passam e os filhos crescem. Escolhem seus próprios caminhos, parceiros e profissões. Trilham novos rumos, afastam-se da matriz. E aí temos uma mãe e um pai para cuidar. São eles os avós. E cada dia que nasceu, devemos nos lembrar que está mais perto o dia da separação. 

Um dia, o velho pai, a velha mãe não estarão mais aqui. O cheiro de família exala, a mãe e o pai um dia estarão ausentes. Então valorize o tempo de agora com os pais idosos. Paciência com eles quando se recusam a tomar remédios, quando se queixam de tudo. 

Eu estou vivendo esse período com meu pai de 97 anos que está doente. Idas e vindas do hospital. Entre agulhas, picadas, soro, sonda o mundo da gente desmorona. Então eu abraço, beijo e, em alguns momentos enxugo as lágrimas dele. Mas ouço várias vezes a mesma história e a repetição de palavras o tempo todo. 

Agora é atenção, afeto e muito amor. Dentro do velho coração há ainda esperança e alegria. E cuidar de um idoso exige ambiente seguro e limpo. Alimentação de forma adequada e atividades físicas e mentais. 

É preciso que haja harmonia e socialização. E trabalhar a memória deles é fundamental. Mas a verdadeira palavra para superar tudo isso é o AMOR. O mandamento diz: Honra teu pai e tua mãe. Este texto dedico a todos os filhos e filhas que cuidam de seus pais idosos e, principalmente ao meu pai Oswaldo. 

Boa semana, feriado domingo e, com certeza cuide de si e de todos. 

Beba com consciência. 

Abraços de GigiMaltez.

Gigi Maltez / Colunista