06/05/2025 às 20:34
Mesmo antes do período mais crítico devido ao frio, no inverno do Sul do país, acende uma luz vermelha de alerta.
A ocupação de 91,1% dos leitos de UTIs em Santa Catarina repercutiu na sessão de terça-feira (6) da Alesc, com representantes do PT e do PSD demonstrando preocupação com o quadro atual, uma vez que o estado ainda não atingiu o pico das doenças respiratórias.
Segundo Neodi Saretta, há apenas 128 leitos disponíveis, sendo 38 de UTI adulto, 47 de UTI pediátrica e 43 neonatais.
“Na Foz do Rio Itajaí há apenas um leito para pediatria, para adulto a ocupação é de 100%; no Grande Oeste tem sete leitos disponíveis: um adulto, três pediátricos e três neonatais”, descreveu o presidente da Comissão de Saúde.
Saretta alertou para o aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e destacou que dos 755 casos registrados em abril, 150 deles precisaram de UTI.
“Sugiro que o estado faça a contratação emergencial de mais leitos de UTIs, principalmente nas regiões mais afetadas, nesse ritmo serão necessários mais leitos, seria uma forma de prevenir, formando parcerias com hospitais privados que possam colocar mais leitos disponíveis”, indicou o ex-prefeito de Concórdia.
Mário Motta (PSD) apoiou o colega e relatou conversa que manteve com o secretário de Estado da Saúde, Diogo Silva, quando o dirigente da SES confessou dificuldades para contratar leitos na rede privada e filantrópica.
“Este ano ainda não chegamos ao pico das doenças respiratórias, sem dúvida a vacinação contra a gripe de crianças e pessoas idosas é importante”, insistiu Motta.
Vitor Santos / Agência AL
Joaçaba Futsal recebe o Foz Cataratas neste sábado pela Liga Nacional
Mulher é presa por tráfico de drogas em Campos Novos.
Pronta resposta: “Roubou e não carregou”
Descumprimento de Ordem Judicial em Joaçaba e Bebum ao volante em Luzerna
Estrada Boa Rural: governador Jorginho Mello lança programa de R$ 2,5 bilhões, em Joaçaba
MPSC ajuíza ação civil pública contra Município de Videira
Mulher acusada de matar e congelar o marido vai a juri em agosto
Grave acidente em colisão entre carreta e caminhão na BR-282
Matou companheira na frente da filha e vai ficar 37 anos na prisão