24/07/2025 às 19:02
Estamos de fato viciados e, em qualquer lugar, a qualquer momento do dia e da noite, não deixamos de lado o objeto de nossa dependência. É engraçado que dormimos ao lado dele, acordamos com ele, e até ao banheiro ele vai junto e, o café nem se fala e, se acaso esquecemos até voltamos para casa para pegá-lo. E sabemos de que através dele nos conectamos com o mundo, amigos, família e trabalho.
Em qualquer situação as pessoas param, olham a tela do celular, dedilham uma mensagem. E podem estar cercados de pessoas como namorado(a), pais, amigos, colegas e, no trabalho ou até quando dirigem vivem na dependência difícil de eliminar. Ele faz tudo que o que desejamos e-mails, programas de GPS e navegamos direto em redes sociais.
E, com isso nos tornamos dependentes a ponto de arriscar relações com gente de carne e osso. O telefone fixo está extinto e, a humanidade fixa no celular porque é Deus nos acuda se acontecer algo com ele. Eles viraram problema porque os smartphones estão na moda e, tudo vira em torno deles. E muitos afirmam que sentem uma grande ansiedade sem o aparelho porque também virou um elemento sobre a carreira e suas atividades empresariais.
Profissionais dizem que com o uso do celular smartphones trabalham o equivalente a seis semanas a mais. Mas os estudiosos da saúde alertam de que é preciso cuidar muito e, estabelecer limites, como proibir o uso durante as refeições ou após um determinado momento da noite.
E o mais difícil é o comportamento dos adolescentes que não querem de forma alguma se desfazer do aparelho e, ficam por horas em seus aparelhos e, até esquecem de banho, comida e estudo. É algo preocupante sim pois a vida é em torno dele o “CELULAR”.
Precisamos considerar apenas os aspectos negativos da convivência com os celulares seria injusto ou inocente porque eles viraram de fato um problema, mas são um enorme sucesso e possuem suas vantagens objetivas também onde nos colocam certas situações emocionais e mitigam a solidão, nos colocam sim num mundo que funciona 24 horas por dia, permitindo ordenar informações em meio a um oceano caótico de novidades.
Então a outra opção é aprender a usá-lo para aproveitar seus recursos para tornar o dia a dia mais prático e aumentar a rede de amigos, sem deixar que a compulsão de olhar e responder assuma o controle. Portanto comece desde já a exercitar o bem senso. Ou você pretende ver sua vida passar numa telinha de 24 polegadas?
Beba com moderação.
Cuide de si e de todos.
Abraços de Gigi Maltez
Gigi Maltez / Colunista
DESABAFO
Santa Catarina tem taxa de desemprego menor do que todos os países do G7
Medidas ao tarifaço são importantes no curto prazo, mas paliativas, diz Fecomércio
Morte de criança de 4 anos leva à prisão da mãe e do padrasto em SC
Réu é condenado a mais de 63 anos de prisão por crimes sexuais contra enteada
Homem que estava desaparecido há 3 meses foi encontrado morto no interior de Concórdia
Unoesc homenageia colaboradores pelo tempo de serviço prestado
Bebeu, bateu e PM prendeu, em Joaçaba
Polícia Militar prende dois homens por roubo contra motorista de aplicativo em Joaçaba e Luzerna