26/02/2026 às 03:51
Por Jaime Telles
Em agosto, Joaçaba completa 108 anos de emancipação. Não é mais uma cidade em formação. É um município consolidado, com densidade econômica, política e cultural suficiente para sustentar um projeto sério de preservação histórica. Ainda assim, não possui um museu municipal estruturado. Isso não é detalhe administrativo. É ausência de visão.
Joaçaba tem história industrial, comercial, educacional e religiosa. Tem ciclos econômicos bem definidos. Tem lideranças que marcaram época. Tem memória urbana que já começa a desaparecer sob reformas apressadas e descarte de acervos familiares. Cada ano sem política pública de preservação representa perda concreta: documentos extraviados, fotografias deterioradas, objetos descartados, relatos que morrem com quem os viveu. Memória não arquivada é memória perdida.
O título de Capital Catarinense do Carnaval poderia ser o ponto de partida para uma mudança de postura. O reconhecimento não foi gratuito. As escolas construíram ao longo de décadas um espetáculo competitivo e respeitado. Mas alegorias são desmontadas. Fantasias são descartadas. Pesquisas históricas e culturais que embasam enredos desaparecem após o desfile. O que poderia virar patrimônio vira sucata. O que poderia educar vira lembrança dispersa.
Memória cultural não pode depender apenas do esforço voluntário das agremiações. Isso é atribuição do poder público. Título oficial exige responsabilidade oficial.
E o debate vai além do samba. Joaçaba foi matriz de 31 municípios. Esse dado, isoladamente, já justificaria um centro de memória regional. A cidade participou da formação política e administrativa de grande parte do Meio-Oeste catarinense. Ignorar isso é reduzir a própria dimensão histórica.
Um museu não é depósito de objetos antigos. É ferramenta de identidade. É espaço pedagógico permanente. É ativo turístico estruturado. Cidades que desejam protagonismo organizam sua narrativa. Não deixam sua história fragmentada em arquivos pessoais e galpões improvisados.
O Carnaval gera impacto econômico. Movimenta hotelaria, comércio e serviços. A própria Romaria ao Frei Bruno atrai visitantes. Mas o turista vem ao evento e logo vai embora. Não há espaço permanente que transforme experiência em conhecimento, visitação em permanência, fluxo em vínculo.
Se o município deseja consolidar protagonismo regional e estadual, precisa amadurecer sua política turístico-cultural. Orgulho episódico não substitui planejamento. Evento não substitui estrutura. Discurso não substitui investimento.
Museu é decisão estratégica. É organização de acervo, curadoria técnica, política de preservação, parceria com universidades, integração com escolas, estímulo à pesquisa e ao turismo de base cultural.
Identidade não nasce do improviso. Ela é construída com método, preservada com responsabilidade e apresentada com inteligência.
Joaçaba já tem história suficiente. O que falta é decisão.
/
A composição da Alesc com o encerramento das eleições proporcionais para o Estado
Votação para o Senado em Santa Catarina
Jorginho Mello é reeleito Governador em Santa Catarina
Eleitos rm Santa Catarina
Deltan Dallagnol diz que está elegível após decisão do TSE no dia do 1º turno.
Mentira da Globo de perna curta!
AXJ faz história no brasileiro escolar e coloca Joaçaba no pódio nacional
Tráfico de drogas em Barra Velha
Candidatos a Deputado Estadual SC – Por Partido - Parte 2