14/06/2025 às 14:35
Movimento iniciado na Feira Gera faz parte das ações de responsabilidade socioambiental da empresa para fomentar a educação ambiental
Uma das principais indústrias de papel e embalagens sustentáveis do Brasil, a Irani realizou a doação de 100 mudas de árvores nativas para cinco escolas municipais de Joaçaba, no Meio-Oeste de Santa Catarina. As plantas em questão estiveram expostas durante a Feira Gera 2025, realizada entre os dias 22 e 24 de maio. A iniciativa tem como objetivo fomentar a educação ambiental entre crianças e adolescentes, além de contribuir com a biodiversidade local.
As escolas beneficiadas foram Núcleo Pedagógico Rural (Nuperajo), com 50 mudas; Centro de Educação Infantil Rita Maria Costenaro Petry, com 10; Centro de Educação Infantil Rosa Branco, com 10; Centro de Educação Infantil Clara Zomkowski, com 10; e Centro de Ensino Fundamental Mercedes Luíza Nascimento, com 20 mudas.
A diretora pedagógica da secretária municipal de Educação de Joaçaba, Claudia Marien Arnhold, ressalta que essa iniciativa enriquece o ambiente escolar e promove a educação ambiental nas cinco escolas. “A ação busca incentivar o contato dos estudantes com a natureza, além de contribuir para a arborização urbana e a preservação da biodiversidade no ambiente escolar criando pomares e áreas verdes que beneficiarão a comunidade por muitos anos”, salienta.
Com as mudas, as escolas poderão desenvolver projetos de arborização, criação de áreas verdes e atividades pedagógicas voltadas para a conscientização ambiental. A ação reforça o compromisso da Irani com a sustentabilidade e com o desenvolvimento das comunidades onde está presente.
O gerente de Saúde, Segurança, Qualidade e Sustentabilidade da Irani, Leandro Farina, afirma que promover a educação ambiental é fundamental para que as futuras gerações compreendam a importância da preservação dos recursos naturais e do equilíbrio ecológico. “Estamos muito felizes em poder colaborar com as escolas de Joaçaba e incentivar esse contato direto com a natureza, respeitando o bioma local através de mudas nativas”, destaca.
Farina lembra que a iniciativa da Irani integra o programa de sustentabilidade da empresa, que contempla uma série de ações voltadas à conservação ambiental, recuperação de áreas degradadas e fortalecimento das práticas de economia circular.
As mudas de árvores nativas doadas foram cultivadas no Viveiro Florestal da Irani em Campina da Alegria, onde também são preparadas mudas de pinus e eucalipto destinadas aos projetos de reflorestamento, concentrados em um raio médio de 25 quilômetros do entorno da unidade fabril.
/
Cientistas estão cada vez mais perto de desvendar o mistério por trás da longa névoa cerebral causada pela COVID
Com o anúncio dos finalistas da região do Meio-Oeste, Festival Santa Catarina Canta encerra as semifinais em Joaçaba
Vereadora Jaqueline De Marco sugere ampliação de convênio entre Prefeitura e HUST
Caiu na malha fina do Imposto de Renda? É só conferir
Joaçaba lança sua nova marca turística: destino de fé, ritmo e movimento
Mulher tem prisão por tráfico de drogas, em Joaçaba
PM atende ocorrência de furto no centro de Joaçaba
Dupla é presa com mais de 19 quilos de maconha em Itajaí
Vereador Luiz Vastres sugere ampliação do Corpo de Bombeiros em Joaçaba