01/10/2025 às 01:19
Cresceu a intenção de compra dos consumidores catarinenses para o Dia das Crianças 2025. Pesquisa realizada pela Fecomércio SC aponta que o valor médio dos presentes deve chegar a R$ 283 neste ano, o que representa um aumento nominal de 11% frente a 2024. Se considerada a inflação do período, a alta real é de 6%.
O presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, destaca que esse é o melhor resultado desde que a entidade começou a fazer esse tipo de pesquisa, no ano de 2018. Ele explica que, no decorrer do último ano, houve um aumento de 10% no rendimento real dos trabalhadores no estado, o que ajuda a explicar o dado.
“Com mais renda disponível, aumenta também a intenção de compras. Outro dado curioso é como a presença ou não da criança durante o ato da compra afeta o comportamento do consumidor. Se a criança estiver por perto, o valor médio salta para R$ 304. Se ela estiver ausente, cai para R$ 274. É uma diferença de R$ 30, mas que reflete essa diferença de postura”, afirma Dagnoni.
Os brinquedos, roupas e eletrônicos lideram a lista de presentes mais procurados para o Dia das Crianças. Há, no entanto, uma diferença considerável nos gastos entre esses itens. O maior valor médio está nos produtos eletrônicos, com desembolso de R$ 592, seguido por brinquedos, com R$ 279, e calçados, que registra uma média de R$ 217.
Algumas famílias pretendem realizar alguma atividade ao ar livre, gastando nessas atividades, em média, R$ 309. O desembolso para os passeios em parques de diversões será, em média, de R$ 346, já os gastos em restaurantes deve chegar a R$ 364.
Diferença entre as cidades
A pesquisa da Fecomércio foi realizada em sete cidades de Santa Catarina. Em quatro delas, o gasto médio foi superior à média estadual: Itajaí (R$356),Blumenau (R$355), Florianópolis (R$ 299) e Criciúma (R$291). Na outra ponta, Chapecó (R$265), Joinville (R$214) e Lages (R$199) ficaram abaixo da média.
Em relação ao período de compra, quase metade dos entrevistados afirmou que pretende fazer as compras na semana da data comemorativa (48,9%). Outros 22,4% disseram que farão as compras até duas semanas antes, enquanto 14,7% afirmaram que comprarão na véspera e 7% com mais de duas semanas de antecedência. Pequenas parcelas disseram que farão as aquisições na data ou com mais de um mês de antecedência – 2,6% nos dois casos.
Forma de pagamento e situação financeira
Sobre a forma de pagamento, o pagamento à vista ainda predomina, com 75,6% das preferências. Apesar disso, houve um recuo de 8 pontos percentuais na comparação com o ano passado. Dentro da modalidade à vista, destacam-se o PIX (21,9%), o dinheiro em espécie (21,5%), o cartão de débito (20,7%) e o cartão de crédito (11,5%). Por outro lado, 23,2% afirmaram optar pelas compras parceladas no cartão de crédito.
A pesquisa da Fecomércio também perguntou sobre a situação financeira dos entrevistados na comparação com o mesmo período do ano passado. Ao todo, 42,7% relataram estar em situação melhor neste ano, enquanto 40,4% disseram estar em piores condições (um expressivo aumento de 28 pontos percentuais) e outros 16,7% avaliaram estar no mesmo patamar.
Mário Serafin / Fonte: Fecomércio
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