12/05/2025 às 14:47
Tempestade deixou 65 pessoas desalojadas e atingiu 50 casas em Palmitos, no Oeste, na sexta-feira. Município decretou situação de emergência.
O fenômeno climático que matou Ivan Elias Oldenburg, de 51 anos, após a queda de uma árvore em Palmitos, no Oeste de Santa Catarina, foi classificado como tornado pela Defesa Civil. Na cidade de 15 mil moradores, 50 casas foram atingidas e 65 pessoas ficaram desalojadas.
A destruição aconteceu na tarde de sexta-feira (9). Após análise de imagens de radar meteorológico e registros feitos por drones, o órgão estadual constatou a ocorrência do tornado.
O tornado é caracterizado por uma coluna de ar em rotação que se estende da base de uma nuvem de tempestade até o solo, apresentando alto potencial destrutivo devido aos ventos intensos.
Além da morte e destruição de casas no interior da cidade, a infraestrutura municipal também foi atingida, com a danificação de pontes, pontilhões, tubulações, estradas vicinais e acessos a comunidades rurais. O município informou que os estragos dificultam o trabalho das equipes de resposta.
Os bombeiros atenderam 20 ocorrências, incluindo destelhamentos, quedas de árvores sobre residências, redes elétricas e vias públicas, além de entregas de lonas e desobstrução de estradas.
Durante a operação, foram distribuídos aproximadamente 1.800 m² de lona para 50 famílias atingidas e realizados 30 cortes emergenciais de árvores.
Morte
Ivan Elias Oldenburg, de 51 anos, morreu por volta das 14h30, após ser atingido pela queda de uma árvore na Linha Barra do Palmito. A vítima foi encontrada já sem vida e o corpo foi resgatado pelos bombeiros, ficando aos cuidados da Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Científica para os procedimentos necessários.
Calamidade
Diante do cenário de destruição, a prefeitura de Palmitos formalizou, junto à Defesa Civil, o pedido de ajuda humanitária para atender as famílias afetadas pelo tornado. A solicitação inclui suporte emergencial para garantir abastecimento básico, acolhimento temporário e condições mínimas de dignidade às pessoas desalojadas e às residências danificadas.
O pedido foi encaminhado com base nos levantamentos realizados pelas equipes técnicas e visa assegurar uma resposta rápida e eficiente diante da situação emergencial.
Atualização
Palmitos recebe assistência humanitária após tornado devastador
O município de Palmitos, no Oeste de Santa Catarina, vive dias de reconstrução e solidariedade após ser duramente atingido por um tornado devastador. No domingo (11) os moradores receberam itens de assistência humanitária enviados pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina.
O fenômeno meteorológico extremo, que atingiu o município na última sexta-feira (9), causou a morte de um agricultor, deixou 65 moradores desalojados e provocou danos em pelo menos 50 casas, além de prejuízos consideráveis nas áreas rurais e urbanas do município.
A operação de assistência humanitária contou com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, que garantiu a entrega dos suprimentos às famílias atingidas.
Famílias recebem doações após tornado devastador
Entre os materiais enviados estão telhas, colchões, kits de acomodação, cestas básicas, água potável, kits de higiene pessoal e de limpeza doméstica, itens essenciais para garantir o mínimo de segurança, conforto e dignidade aos afetados.
“Em situações como essa, a prioridade do Governo do Estado é estar presente, apoiar os municípios e garantir que as famílias atingidas recebam o suporte necessário”, afirmou o secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Mário Hildebrandt.
O município de Palmitos permanece em situação de emergência e, além da assistência direta às famílias, as equipes da Defesa Civil atuam na recuperação da infraestrutura danificada e no suporte técnico às áreas afetadas. A reconstrução deve seguir nas próximas semanas, com ações contínuas de apoio social.
Mário Serafin / Coletânea da Defesa Civil
Atropelamento com morte na SC-284, entre Campos Novos e Ibicuí
SC tem o melhor resultado nas exportações de carnes em 28 anos
Governadores de SC e RS destacam oportunidades de investimento no fórum internacional do LIDE, em Nova York
Janja dá ‘bola fora’ em encontro de Lula com Xi Jinping ao falar de TikTok
PM Ambiental “caça” três pontos pela prática ilegal de caça de animais silvestres
Unoesc dá início às aulas da Pós-graduação em Indústria 4.0 e IA
Polícia Civil apreende armas e munições em investigação de comércio ilegal de carne
Deputado propõe regras para hospitais divulgarem boletim médico de pacientes
Olesc tem mais de oito mil atletas inscritos de 188 municípios catarinenses