Portal Cidadela

EDUCAÇÃO

Estudos: Nutrição em Oncologia

05/07/2025 às 19:42

Na noite de 3 de julho, estudantes da primeira fase do curso de Nutrição da Unoesc Joaçaba apresentaram os resultados do projeto “Nutrição em Oncologia”, desenvolvido ao longo do semestre no componente curricular “Prática Profissional e Inserção Comunitária 1”. A atividade contou com a presença da comunidade e foi orientada pelas professoras Cristiane Manfé Pagliosa e Tatiane Nogueira Gonzalez.

A apresentação dos resumos marcou a etapa final de um projeto dividido em cinco fases. As ações iniciaram com a introdução à profissão e à atuação do nutricionista na oncologia, avançaram com a abordagem clínica e hospitalar, incluindo visita técnica ao setor de Nutrição e Dietética e à Oncologia do Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST), em março. Em junho, os estudantes voltaram ao Hospital para entregar materiais educativos elaborados por eles, destinados à orientação de pacientes, acompanhantes e da comunidade em geral sobre alimentação e cuidados nutricionais durante o tratamento oncológico.

Durante o encontro realizado no dia 3, os estudantes compartilharam os resumos científicos elaborados a partir de um estudo transversal, com base em dados da Pesquisa Nacional de Saúde de 2019. Os trabalhos abordaram a prevalência de diferentes tipos de câncer no Brasil, com recorte específico para a região Sul e para os estados de Santa Catarina, do Paraná e Rio Grande do Sul. Além da análise estatística, presente em cada resumo, cada apresentação trouxe as implicações nutricionais relacionadas à prevenção e ao tratamento das doenças.

Os temas pesquisados incluíram: “Câncer de intestino no Brasil e na região Sul”, “Câncer de colo de útero na região Sul”, “Câncer de mama em mulheres da região Sul”, “Leucemia e linfoma na região Sul”, “Câncer de pulmão e a importância do cuidado integral”, “Câncer de pele” e Câncer de laringe, boca e esôfago”.

O evento também contou com a participação de voluntários do “Bocado do Pobre”, que apresentaram a ação social “Projeto refeitório comunitário”, que está em fase de implantação e será destinado ao acolhimento de acompanhantes e pacientes oncológicos, que recebem tratamento no HUST, sendo todo desenvolvido e sustentado por voluntários.

— Estamos muito felizes com os resultados obtidos e por ter proporcionado aos estudantes um aprendizado que integrou ensino, pesquisa e extensão, oportunizando a aplicação prática dos assuntos trabalhados em sala de aula e principalmente a interação com a comunidade — avaliaram a professora Tatiane Nogueira Gonzalez e a professora Cristiane Manfé Pagliosa, que também é coordenadora do curso.

Alessandra de Barros e Mayelle Hall / Fonte: Assessoria de Imprensa Unoesc