12/08/2025 às 14:16
Vou insistir! Não somos tão ricos para que possamos nos dar ao luxo de “queimar” dinheiro. E os principais culpados disso são os políticos. E, na toada, incluo os três Poderes constituídos. Você tem alguma dúvida de que há desperdício de dinheiro e tempo para resolver a enrascada em que se metem presidente, equipe, parlamentares e juízes?! Pode incluir ali também a Imprensa, que tenta nos enrolar, que defende causas de seu inteiro interesse.
O ativismo político de alguns ministros do STF, destacadamente Gilmar Mendes, o decano, Barroso, o seu Presidente, e Alexandre de Moraes, que lidera as ações, sofre pênalti, faz catimba, bate o pênalti e tenta fazer gol. E são muitos gols feitos desde 2023, batidos, até recentemente, sem goleiro sob a trave.
Da Câmara Federal e do Senado, então, tudo podemos esperar. Ninguém abra mão das emendas parlamentares, que são os elementos que praticamente garantem uma reeleição. Emendas impositivas, secretas, etc., estrutura paquiderme em termos humanos. Gasta-se aqui, ali, lá, acolá. E os resultados práticos, em termos de benefícios coletivos, é desconhecido.
No Executivo, mais uma estrutura mastodonte, em termos humanos, físicos, financeiros, verbais, e assim por diante. Pessoas premiadas com cargos apenas pelo comprometimento político. Bem, isso, reconheçamos, é meio geral, em todos os poderes e em todos os sentidos.
Mas há uma verdade incontestável: Poderíamos, todos, viver melhor, se houvesse mais responsabilidade, trabalho, honestidade, transparência e clareza nas ações e nas ideias. Pesquise sobre quanto gasta o Tribunal Superior do Trabalho com a compra de veículos para os seus juízes e aluguel de uma sala vip no Aeroporto de Brasília e você vai se assustar!
O Governo dos Estados Unidos, através do Presidente Donald Trump, e do seu time, têm imposto tarifas na importação dos produtos “do mundo”, que entram no seu País. E o Brasil não foge à regra dele. Nem vamos achar os culpados, que são muitos. Mas podemos ser lúcidos, analisar e tentar compreender a forma como ele governa, que interesses defende. A longo prazo, tudo vai ser bom lá e aqui. No momento, a parte da classe política e empresarial de lá tem alguma contestação. Mas, alguns resultados já podem ser percebidos. Japão, China e outros países já se entenderam com o time do Laranjão. A Taurus, que é forte na fabricação de armas aqui no Brasil, mas tem fábrica lá, vai passar a ali produzir naquele território. Aqui no Brasil, apenas a produção para o mercado interno e os demais compradores. Com o tempo, as abóboras vão se ajeitar na carroça.
Mas não nos esqueçamos que temos dois conflitos enormes em andamento: A guerra da Rússia, que invadiu a Ucrânia, e da de Israel contra o Hamas.
Sobre um céu de poesia! - Show no Teatro Alfredo Sigwalt – No sábado à noite, 08, aconteceu no nosso teatro um evento espetacular. Sim, espetáculo de arte, beleza, cultura. É o que de melhor acontece em termos culturais no inverno Joaçabense. Sem politicagem, com valorização do material humano que administra o mesmo, ali incluindo-se a Diretoria, a administração e coordenação, os professores e os alunos, que vão desde a infância até as pessoas de alta idade. A incontestável liderança do Luiz Neri Karloh e dos seus pares. O apoio das prefeituras de Joaçaba e Herval d´Oeste, de empresas e o aproveitamento de projetos culturais patrocinados pelos Governos Estadual e Federal.
Vou destacar a participação da Orquestra de Câmara de Joaçaba, números de dança e balet, declamação de poesias, encenações, e do Grupo de Danças e o Coral das Pessoas com razoável idade. Parabéns a todos, gestores, alunos e autoridades que apoiam o teatro. Acho que todo o talento dessas pessoas e de artistas da cidade (ou das cidades), deveriam agora ser apresentados em público maior, nas praças ou no parque. E mesmo nas cidades da redondeza.
Temos muitas coisas boas acontecendo, mas estão restritas a bolhas. Temos o Sete de Setembro, onde, no mínimo, todas as entidades beneficiadas com o dinheiro público, deveriam dar sua contrapartida no desfile cívico. E em outros eventos...
Euclides Riquetti / Escritor – www.blogdoriquetti.blogspot.com
DESABAFO
Santa Catarina tem taxa de desemprego menor do que todos os países do G7
Medidas ao tarifaço são importantes no curto prazo, mas paliativas, diz Fecomércio
Morte de criança de 4 anos leva à prisão da mãe e do padrasto em SC
Réu é condenado a mais de 63 anos de prisão por crimes sexuais contra enteada
Homem que estava desaparecido há 3 meses foi encontrado morto no interior de Concórdia
Unoesc homenageia colaboradores pelo tempo de serviço prestado
Bebeu, bateu e PM prendeu, em Joaçaba
Polícia Militar prende dois homens por roubo contra motorista de aplicativo em Joaçaba e Luzerna