10/06/2025 às 19:09
Cadastro Ambiental Rural (CAR)
O andamento dos trabalhos do Cadastro Ambiental Rural (CAR) foi um dos temas debatidos pela Bancada do Oeste, em reunião realizada na manhã desta terça-feira (10), na abertura das atividades do Programa Alesc Itinerante em São Miguel do Oeste. A ampliação do Hospital de Caxambu do Sul, a rota turística Caminhos da Fronteira e a instalação de um CAPS em Ponte Serrada também foram abordados durante o encontro.
O secretário de Estado de Meio Ambiente e Economia Verde, Emerson Stein, apresentou aos deputados a situação do CAR no estado. O cadastro é um registro obrigatório de todas as propriedades rurais, visando à regularização ambiental, e sua realização é uma exigência, por exemplo, para possibilitar o acesso de proprietários rurais a recursos financeiros.
Segundo Stein, o trabalho tem sido realizado por meio de um comitê gestor, formado por cinco integrantes, entre secretarias e órgãos estaduais, como a Epagri e a Cidasc. Recentemente, foi autorizada a contratação de mais servidores e de um software para agilizar o processo. Além disso, uma diretoria específica para o CAR será criada dentro da secretaria.
“Os agricultores não podem esperar, muitos dependem desse cadastro para ter acesso a recursos”, disse o secretário.
Já o diretor da secretaria, Bruno Beilfuss, informou que a expectativa inicial é que todo o cadastro seja concluído em dois anos. No entanto, propriedades situadas em terras reivindicadas como indígenas não têm conseguido efetuar o cadastro, em função de restrições impostas pelo governo federal.
“A secretaria não consegue vencer esse obstáculo, não tem como fazer a inclusão no cadastro, quando a propriedade está toda inserida em área indígena”, disse o diretor.
Os deputados da bancada decidiram pela realização de uma audiência em Brasília, junto ao Governo Federal, para tratar do assunto. “Isso é uma violação de um direito à propriedade que foi adquirida legalmente”, afirmou o deputado Altair Silva (PP).
/
DESABAFO
Santa Catarina tem taxa de desemprego menor do que todos os países do G7
Medidas ao tarifaço são importantes no curto prazo, mas paliativas, diz Fecomércio
Morte de criança de 4 anos leva à prisão da mãe e do padrasto em SC
Réu é condenado a mais de 63 anos de prisão por crimes sexuais contra enteada
Homem que estava desaparecido há 3 meses foi encontrado morto no interior de Concórdia
Unoesc homenageia colaboradores pelo tempo de serviço prestado
Bebeu, bateu e PM prendeu, em Joaçaba
Polícia Militar prende dois homens por roubo contra motorista de aplicativo em Joaçaba e Luzerna