05/08/2025 às 15:12
GAECO e GEAC deflagram operação para apurar corrupção em contratos de pavimentação asfáltica no meio-oeste catarinense. Oito mandados de busca e apreensão foram cumpridos em quatro municípios da grande Florianópolis, regiões serrana e meio-oeste.
Na manhã desta terça-feira (5/8), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) e o Grupo Especial Anticorrupção (GEAC), em apoio à investigação conduzida pela Subprocuradoria-Geral para Assuntos Jurídicos do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) deflagram a Operação "Via Clandestina" em combate a crimes contra a administração pública.
A Operação Via Clandestina investiga a prática de corrupção ativa e passiva em contratos de pavimentação asfáltica firmados pelo Município de Vargem, no Meio-Oeste catarinense, durante a gestão 2021/2024. As apurações apontam indícios de vantagens indevidas pactuadas por meio de favorecimentos recíprocos entre um agente político e um empresário do setor. Durante o cumprimento dos oito mandados de busca e apreensão, foram apreendidos documentos e mídias relevantes para a investigação.
O cumprimento dos mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), concentra-se nos municípios de Vargem, Campos Novos, Lages e São José e tem por objetivo a apuração dos crimes de corrupção ativa e passiva, com pactuação de vantagens indevidas, mediante favorecimentos recíprocos entre agente político e empresário do ramo de pavimentação asfáltica.
A operação conta com o apoio técnico da Polícia Científica de Santa Catarina, com vistas a preservação da cadeia de custódia no tocante as evidências arrecadadas de interesse investigativo.
As investigações prosseguem em sigilo e, assim que houver a publicidade dos autos, novas informações poderão ser divulgadas.
Operação Via Clandestina
A operação intitulada "Via Clandestina" faz referência à suspeita de encontros clandestinos e previamente agendados entre os investigados, em vias públicas, para repasse de valores espúrios decorrentes da execução de contratos de pavimentação asfáltica de vias públicas municipais.
GAECO e GEAC
O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) é uma força-tarefa conduzida pelo Ministério Público de Santa Catarina e composta pela Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, e tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas.
O Grupo Especial Anticorrupção (GEAC) é um grupo de membros do Ministério Público de Santa Catarina que atua em investigações e ações judiciais de combate à corrupção, cujos fatos revelem maior gravidade ou complexidade.
Mário Serafin / Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC
Agosto Lilás: Jaqueline De Marco propõe mais um mecanismo de apoio a vítimas de violência
Mutirão mobiliza 30 unidades judiciais em 22 comarcas e agiliza audiências criminais
Polícia Civil prende homem que se intitulava “terapeuta canábico”
Conclusão do Curso Técnico em Zootecnia no polo de Joaçaba
Corrupção cada vez mais perto. Campos Novos, Vargem e São José na mira
Resiliência!
Ferrovias, finalmente, na pauta de prioridades
Três Laboratórios Multiusuários na Unoesc Joaçaba com recursos do Estado
Nova Lei disciplina trânsito de máquinas agrícolas nas rodovias estaduais