31/08/2025 às 02:23
Imagem Ilustrativa/Freepik/Divulgação
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou na sexta-feira (29) que a bandeira tarifária vermelha patamar 2 será mantida durante o mês de setembro. Isso significa que os consumidores vão pagar R$ 7,87 a mais para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Este será o segundo mês consecutivo com o nível máximo de cobrança extra.
Segundo a agência, o principal motivo para a manutenção da tarifa mais alta é a falta de chuvas, o que tem reduzido o volume de água nos reservatórios das usinas hidrelétricas. Diante da menor capacidade de geração por meio da matriz hídrica, as usinas termelétricas, que utilizam combustíveis fósseis e possuem custo de produção mais elevado, estão sendo acionadas com maior frequência para garantir o fornecimento de energia elétrica no país.
A ANEEL reforça a importância do uso consciente da energia elétrica, pedindo que a população adote medidas de economia e combate ao desperdício, mesmo em períodos considerados mais favoráveis. Além de ajudar a reduzir os impactos na conta de luz, o consumo responsável também contribui para a sustentabilidade do setor elétrico e para a preservação dos recursos naturais.
Fonte: Com informações do Portal Agência Brasil
/
Festejo: retorna após 14 anos com programação diversificada e gratuita
Síndrome respiratória grave por Covid-19 registra alta em estados brasileiros
Partidos começam a abandonar governo Lula-PT
Defesa de Claudia Tavares diz que vai recorrer para diminuição de pena e novo julgamento
Bem oferecido como garantia não tem proteção de impenhorabilidade, confirma TJSC
Duas picapes furtadas e recuperadas pela PRF/SC
Crivo da Residência Médica do Hust para credenciamento junto ao MEC
Viver em Santa Catarina é um privilégio. Topo do ranking nacional
Governador autoriza liberação de recursos para cooperativas de energia elétrica em SC