Portal Cidadela

SAÚDE

Crivo da Residência Médica do Hust para credenciamento junto ao MEC

02/09/2025 às 14:13

Ala antiga na esquina da Rua Salgado Filho com Travessa Domingos F. Bonato

O Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST) recebeu, no dia 28 de agosto, as avaliadoras da Comissão Estadual de Residência Médica (CEREM-SC) para a etapa de credenciamento provisório do Programa de Residência em Ginecologia e Obstetrícia e credenciamento provisório do Programa de Residência Médica em Neurocirurgia junto ao Ministério da Educação (MEC), consolidando um avanço significativo para a Instituição e para a formação médica na região.

O processo de análise e autorização passa pela CEREM-SC, que após a visita in loco encaminha à Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM/MEC). A avaliação do MEC inclui análise documental, visitas setoriais e entrevistas com residentes, preceptores, coordenadores, direção geral e coordenação da Comissão de Residência Médica (COREME).

As novas residências em Ginecologia e Obstetrícia (quatro vagas) e Neurocirurgia (uma vaga), se aprovadas, somam-se aos programas já existentes no HUST, que hoje oferece 11 vagas em diversas áreas de Clínica Médica (quatro vagas/ano), Cirurgia Geral (duas vagas/ano), Radiologia e Diagnóstico por Imagem (duas vagas/ano), Anestesiologia (duas vagas/ano), Ortopedia e Traumatologia (uma vaga/ano). 

Todas as residências médicas têm ingresso regular a partir de março de cada ano. Atualmente já está em aberto o edital de ingresso e seleção para os programas existentes, e a expectativa é que a autorização das novas residências seja publicada em tempo hábil para lançar um edital complementar, permitindo que os novos residentes em Ginecologia e Obstetrícia e Neurocirurgia iniciem suas atividades já em 2026.

De acordo com a diretora geral do HUST, Lindamir Secchi Gadler, a visita da comissão avaliadora coroa um processo de um ano e três meses de espera e reflete o empenho institucional em manter o Hospital como referência regional em ensino, pesquisa e assistência em saúde.

— Este momento representa o reconhecimento do trabalho coletivo e da dedicação de toda a equipe do HUST e da Unoesc, juntamente com a expectativa de todos os recém-formados que buscam a qualificação na especialidade. Cada novo programa de residência fortalece nosso compromisso em formar médicos qualificados e em oferecer atendimento de excelência à comunidade — destaca Lindamir Secchi Gadler.

Ala Nova na Av. Rio Branco

Alessandra de Barros e Mayelle Hall / Assessoria de Imprensa da Unoesc de Joaçaba