10/09/2025 às 20:30
O Sete de Setembro serviu de palco para a direita brasileira mostrar sua insatisfação com relação à situação política atual. Milhões de pessoas foram às ruas e praças para protestar. Eu estava em Chapecó e presenciei o desfile do Dia da Independência do Brasil, um espetáculo cívico que eu não via há muitas décadas. O Prefeito João Rodrigues no palanque oficial, saudando os que desfilavam, esbanjando simpatia e mostrando seu prestigio junto à população daquela cidade.
Chapecó está na casa dos trezentos mil habitantes. É uma cidade que cresce, a construção civil está de vento em popa, as obras públicas são bem projetadas e executadas. Escolas cívico-militares, escolas públicas e outras privadas estavam com seus professores, alunos e muitos pais desfilando com garbo na Avenida Getúlio Vargas, passando pelo lado da Catedral e o monumento do Desbravador.
Entidades associativas e culturais, polícia militar, guarda municipal, bombeiros, agentes penitenciários, polícia ambiental, escoteiros, viaturas novas e possantes, polícia montada, cães farejadores, drones, lanchas, veículos motoaquáticos, marinha, pessoas de todas as idades desfilando e sendo aplaudidas. Um locutor e uma locutora narrando fatos e enaltecendo a história de cada entidade, sonorização perfeita, decoração verde, amarela, branca e azul anil. Eu nunca vira coisa igual antes. E, os mais críticos e observadores, falando da ausência do exército. Teria isso a ver com o Comando Nacional? Seriam eles os melancias, tão criticados e cobrados pelos brasileiros que são opositores ao atual regime político brasileiro? Mas não fizeram nenhuma falta!
Visitamos as obras do novo autódromo internacional que está sendo construído à sudoeste da cidade, um local amplo e com projeto fantástico, que deverá ser inaugurado em março de 2027. O Parqye Medelín, construído em homenagem aos que morreram na tragédia do voo da Chape, quando 71 pessoas entre atletas, profissionais da imprensa e dirigentes perderam a vida naquele avião da Lamia, está em fase final de implantação, mas já fica lotado nos finais de semana. Uma área que era inútil e recebeu um projeto ambiental e esportivo de alto nível, com lago, quadras de esportes, jardinagem, arborização e paisagismo, tudo em harmonia. Uma Rua Coberta está em construção, pela construtora Colacer, de Lacerdópolis, vai dar mais um upgrade naquele parque. Loteamentos empresarias e condomínios residenciais fantásticos numa cidade em que o IPTU é, comparativamente, bem menor que o de Joaçaba.
Lembro que Chapecó e Joaçaba têm a mesma idade, e a população de lá é dez vezes maior do que a nossa. Não considero que ter muitos habitantes seja um bom negócio, mas a presença de maior número de pessoas significa que há maior número de empregos e maior número de indústrias. Eventos acontecem a toda a hora e, naquele dia, uma exposição de carros antigos num kartódromo foi um grande atrativo. O Shopping Pátio teve significativa ampliação, os acessos à cidade foram melhorados, principalmente na via expressa que liga a cidade à BR 282. Projetos ousados, políticos modernos e com força, de todos os naipes, e temos crescimento significativo, com sustentabilidade. Capital intelectual imenso e a forte liderança de João Rodrigues.
Nossa cidade precisa de um “sacode”, as leis existentes engessaram o seu desenvolvimento e não buscamos, em Brasília e Florianópolis, os recursos a que temos direito, Agora, com o Governo Sartori e Dresch, nossas expectativas se renovam, o espírito administrativo é outro e o discurso também.
Brasília patria nostra est! – Lembrei de uma frase que aprendi nos meus estudos de latim, com o professor Leo Horst, na FAFI, em União da Vitória: O Brasil é nossa Pátria! Claro que é! Mas precisamos que o trabalho e o estudo sejam valorizados que a política partidária cuide de fazer o que é de seu dever e que as autoridades constituídas cumpram com as leis e a Constituição. Que a jurisprudência de retórica seja substituída, seja trocada pelo real e verdadeira, e que voltemos a nos orgulhar do Brasil. Que os exemplos de Chapecó nos ajudem a escolher os melhores caminhos para nossas cidades. Precisamos disso!
Euclides Riquetti / Escritor – www.blogdoriquetti.blogspot.com
Cientistas estão cada vez mais perto de desvendar o mistério por trás da longa névoa cerebral causada pela COVID
Com o anúncio dos finalistas da região do Meio-Oeste, Festival Santa Catarina Canta encerra as semifinais em Joaçaba
Vereadora Jaqueline De Marco sugere ampliação de convênio entre Prefeitura e HUST
Caiu na malha fina do Imposto de Renda? É só conferir
Joaçaba lança sua nova marca turística: destino de fé, ritmo e movimento
Mulher tem prisão por tráfico de drogas, em Joaçaba
PM atende ocorrência de furto no centro de Joaçaba
Dupla é presa com mais de 19 quilos de maconha em Itajaí
Vereador Luiz Vastres sugere ampliação do Corpo de Bombeiros em Joaçaba