15/09/2025 às 17:13
O Conselho Estadual de Esportes (CED), em reunião extraordinária nesta segunda-feira (15) cassou a Comenda do Mérito Desportivo concedida ao professor Dulcimar Antônio Grando no ano de 2019.
Com base no parecer da Comissão de Legislação e Normas, o CED revogou a comenda por considerar que o profissional de educação física não tem reputação ilibada, item imprescindível para o recebimento da condecoração.
O CED vai editar uma resolução confirmando a cassação da honraria e a mesma seja publicada no Diário Oficial do Estado.
Veja o que se disse do Professor
‘Infância roubada’: desabafa mãe de menina de 10 anos vítima de estupro por ex-professor em SC
Criança foi abusada sexualmente por ex-professor de Educação Física em condomínio de São José, na Grande Florianópolis
A mãe de uma menina de 10 anos, vítima de estupro por um ex-professor em São José, na Grande Florianópolis, sente que a filha teve a “infância roubada” após a violência sexual. O caso ocorreu na quarta-feira (10), por volta das 22h, no condomínio onde a menina mora.
“Isso que ele fez com a minha filha pode ter sido feito com outras crianças. Ele levou metade da infância da minha filha. Dá para perceber quando uma criança foi abusada, que foi o caso”, desabafou a mãe ao Cidade Alerta SC, da NDTV RECORD.
O abuso sexual foi cometido por Dulcimar Antônio Grando, chamado de “Pipoca”, de 60 anos. Pai de dois filhos e avô, ele era conhecido na região como um ex-professor de Educação Física. Ele fugiu do local após o crime, mas foi localizado e preso.
“Ele se vestia de papai noel no fim do ano, era bem ativo com as crianças. Tinha projetos sociais, era professor de judô”, descreve a mãe.
O crime foi registrado por câmeras de segurança instaladas há menos de um mês no condomínio onde a vítima e o agressor moravam. Nas imagens, ele aparece beijando a menina na boca e a acariciando. Em seguida, ele leva ela para o banheiro, onde ficam por um minuto e meio.
“Ele pediu um beijo na boca e ela estranhou. De repente, começou a passar a mão na cintura, beijar na boca e levou para o banheiro. Ela ficou com medo dele fazer algo maior”, declarou a mãe da vítima.
A menina de dez anos relatou para mãe que Dulcimar perguntava se ela “estava gostando” e também dizia que “amava ela”. A criança, assustada com a situação, disse que suas irmãs estavam vindo, o que fez que o agressor parasse.
Após o relato da criança, o pai da menina foi até o local e iniciou um conflito físico com Dulcimar. O agressor disse que era mentira e a vítima estaria inventando a história.
Ele fugiu do condomínio para o Centro e, em seguida, foi até a região continental, no bairro Jardim Atlântico, onde foi preso. Na quinta-feira (11), ele passou por audiência de custódia, que manteve a prisão. Ele está detido na Penitenciária de Florianópolis.
A esposa do ex-professor e seu filho, que moravam com ele no condomínio, deixaram o local. A família da vítima passa por acompanhamento psicológico.
A Polícia Civil investiga o caso. A equipe do Grupo ND não conseguiu contato com a defesa dele. O espaço segue aberto.
Ex-professor já havia sido denunciado por abuso
Em 2010, o mesmo homem já havia sido denunciado por uma aluna do Instituto Estadual de Educação, em Florianópolis, onde era professor de educação física.
“Relata-nos a vítima, que é estudante do Instituto Estadual De Educação, e que o autor, professor de Educação Física, vem frequentemente chamando alunas do colégio de ‘gostosas’ e que, com a vítima, agiu de forma agressiva. A vítima, ao perguntar onde seria a aula, o autor respondeu com um palavrão. A vítima adolescente relata que o professor vem assediando amigas suas sexualmente”, descreve o boletim de ocorrência.
Mário Serafin / Com informações NSC, Fesporte e Rede Sociais
Vereadora Jaqueline De Marco sugere ampliação de convênio entre Prefeitura e HUST
Caiu na malha fina do Imposto de Renda? É só conferir
Joaçaba lança sua nova marca turística: destino de fé, ritmo e movimento
Mulher tem prisão por tráfico de drogas, em Joaçaba
PM atende ocorrência de furto no centro de Joaçaba
Dupla é presa com mais de 19 quilos de maconha em Itajaí
Vereador Luiz Vastres sugere ampliação do Corpo de Bombeiros em Joaçaba
Foragidos por morte de homem durante briga entre vizinhos em Irani são presos
Clínica clandestina é fechada após denúncia, no Norte de SC