30/07/2025 às 17:00
Na madrugada de quarta-feira, 30, por volta das 2 horas, uma ação conjunta entre a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), a Polícia Militar do Paraná (PMPR) e a Polícia Federal (PF) resultou na apreensão de um caminhão com carga ilegal de camarão e cigarros contrabandeados, e na prisão de um homem de 27 anos em Barracão, no estado do Paraná.
O acompanhamento teve início na localidade de Linha Separação, em Dionísio Cerqueira, quando a guarnição da Operação Protetor de Divisas e Fronteiras visualizou um caminhão, emplacado em Anchieta (SC), transitando em alta velocidade pela BR-163. O veículo estava coberto por uma lona preta e trazia um adesivo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) na porta, o que chamou a atenção da guarnição pelo horário e pelas características suspeitas.

Ao receber sinais sonoros e luminosos de parada, o condutor desobedeceu à ordem e iniciou uma fuga por vários quilômetros, realizando manobras perigosas, invadindo a pista contrária e colocando em risco a segurança viária. O acompanhamento seguiu até a cidade de Barracão (PR), onde guarnições da PMSC e da PMPR montaram uma barreira policial. Mesmo assim, o condutor furou o bloqueio e continuou a fuga em alta velocidade por vias urbanas, invadindo calçadas e oferecendo perigo aos ocupantes da via.
A abordagem foi realizada em Barracão, próximo a uma faculdade na BR-163, quando o motorista abandonou o caminhão e tentou fugir a pé, mas foi contido e preso pelos policiais. No interior do veículo foram localizadas aproximadamente sete toneladas de camarão irregular e 50 mil carteiras de cigarro de origem estrangeira, caracterizando contrabando. Constatou-se também que a plotagem do DNIT era falsa e o veículo era emplacado em Anchieta.

A carga e o caminhão foram entregues à Receita Federal, e o autor conduzido à Delegacia da Polícia Federal para os procedimentos legais. A operação evidenciou a eficiência da integração entre as forças de segurança no combate ao contrabando e aos crimes transfronteiriços, reforçando o compromisso com a legalidade e a proteção das fronteiras.
Por 3º Sargento Gisele Trentin de Castro / 9ºCRPM/36ºBPM – 36º Batalhão da Polícia Militar - Dionísio Cerqueira
Vereadora Jaqueline De Marco sugere ampliação de convênio entre Prefeitura e HUST
Caiu na malha fina do Imposto de Renda? É só conferir
Joaçaba lança sua nova marca turística: destino de fé, ritmo e movimento
Mulher tem prisão por tráfico de drogas, em Joaçaba
PM atende ocorrência de furto no centro de Joaçaba
Dupla é presa com mais de 19 quilos de maconha em Itajaí
Vereador Luiz Vastres sugere ampliação do Corpo de Bombeiros em Joaçaba
Foragidos por morte de homem durante briga entre vizinhos em Irani são presos
Clínica clandestina é fechada após denúncia, no Norte de SC