26/06/2025 às 14:42
Mostra reconhece 46 iniciativas de relevância na gestão pública local e estimula o intercâmbio entre municípios catarinenses.
Reconhecer, inspirar e compartilhar, esses são os principais objetivos da Mostra de Boas Práticas Municipais, que integra a programação oficial do Summit Cidades 2025. A iniciativa busca valorizar experiências bem-sucedidas desenvolvidas pelos municípios catarinenses, incentivar a inovação na gestão pública e promover o intercâmbio de conhecimentos entre gestores de diferentes regiões do estado.
Realizada pela Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM), em parceria com o Consórcio de Inovação na Gestão Pública (CIGA), a Escola de Gestão Pública Municipal (EGEM), o Consórcio Interfederativo Santa Catarina (CINCATARINA) e a Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE), a Mostra acontece até esta quinta-feira (26), no CentroSul, em Florianópolis.
Neste ano, 46 práticas foram selecionadas para serem apresentadas em painéis organizados por eixos temáticos, com destaque para soluções criativas, sustentáveis e replicáveis em áreas como educação, saúde, meio ambiente, gestão fiscal, inclusão social e tecnologia.
“A administração pública enfrenta muitos desafios por operar sob regras diferentes do setor privado, o que muitas vezes limita a inovação. Ainda assim, há diversas práticas exitosas sendo desenvolvidas nos municípios. Por isso, a Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM), o Consórcio Interfederativo Santa Catarina (CINCATARINA), a Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE), o Consórcio de Inovação na Gestão Pública (CIGA) e a Escola de Gestão Pública Municipal (EGEM) criaram uma iniciativa para valorizar essas experiências e os servidores que as implementam. O resultado é o cadastro disponível em https://boaspraticas.ciga.sc.gov.br, que já reúne mais de 700 práticas acessíveis a gestores e cidadãos. Vamos premiar 46 práticas no Summit Cidades entre mais de 200 inscritas, todas com potencial de inspirar e ser adaptadas em outros contextos”, destaca Robson Back, diretor do Ciga.
Boas práticas e resultados na saúde
Entre as experiências na área da saúde pública que marcaram presença no espaço Boas Práticas do Summit Cidades, o Consórcio Público Interfederativo de Saúde do Alto Vale do Rio do Peixe (CISAMARP) apresentou a Casa de Apoio em Florianópolis, que oferece estrutura completa para pacientes e acompanhantes em tratamento na capital.
O serviço garante acolhimento, refeições, transporte, pernoite e acompanhamento durante o tratamento, proporcionando conforto, dignidade e economia aos municípios consorciados. Segundo dados apresentados, a iniciativa gerou uma economia de quase R$ 400 mil e possibilitou cerca de 5 mil atendimentos a mais entre 2022 e 2025, quando comparada à manutenção isolada por municípios.
Já o município de Saudades (SC) compartilhou a experiência da cartilha educativa “Diabetes em Foco”, desenvolvida para pacientes em insulinoterapia e profissionais da saúde. A iniciativa surgiu diante do aumento de casos e das dificuldades na adesão ao tratamento, com relatos de uso incorreto da insulina, armazenamento inadequado e descarte irregular de resíduos. Com foco em educação e autocuidado, o projeto promove orientação, capacita agentes comunitários de saúde e fortalece a atenção básica. Como resultado, os registros de complicações relacionadas ao diabetes no município diminuíram, impactando significativamente também nas complicações da doença.
Para Dandara Backes, farmacêutica do município, a iniciativa vai além dos dados. “Esse projeto é importante de ser compartilhado porque apresentou resultados concretos — houve economia com atendimentos, consultas e tempo dos profissionais, mas, principalmente, impacto direto na saúde do paciente. Observamos uma melhora efetiva no tratamento, além da redução de riscos com o descarte incorreto de materiais, que poderia gerar danos maiores. Ficamos muito contentes com os resultados e com a aceitação dos pacientes, que utilizam bastante a cartilha e consideram o material interessante e útil”, destacou.
O Summit Cidades é realizado pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese), em parceria com o Consórcio de Inovação na Gestão Pública (Ciga), o Consórcio Interfederativo Santa Catarina (Cincatarina), entre outras instituições.
A Fepese
A Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE) é uma instituição gestora de projetos públicos e privados, agência de integração de estágios, realizadora de cursos de capacitação e concursos. O constante processo de aprimoramento e inovação tem o objetivo de conectar pessoas ao conhecimento. Entre as atividades desenvolvidas pela instituição, estão a oferta de cursos, seleção de candidatos para vagas de emprego e estágio e a gestão de concursos públicos. No campo da consultoria, a Fundação apoia seus parceiros na atração de investimentos, no uso de inteligência de dados para gestão pública e se diferencia por agregar aos trabalhos o seu maior patrimônio: a credibilidade, estabelecida ao longo do tempo pela competência na execução de projetos.
Herval d´Oeste participa do Summit Cidades 2025

Os secretários de Habitação e Desenvolvimento Econômico, Ramon Ramella, de Planejamento e Coordenação, Odair Trevisol e a diretora responsável da Incubadora Municipal de Herval d´Oeste, Gabriela Luchese, participam até quinta-feira, dia 26, em Florianópolis da quinta edição do maior encontro de cidades do Brasil – o Summit Cidades 2025.
O evento que traz palestras com grandes nomes do cenário nacional e internacional, além de workshops, painéis e feira de negócios do setor tem como objetivo conectar público, privado, academia e sociedade civil para discutir soluções e tendências que impactam diretamente o futuro das cidades. Conforme Ramon, “a diversidade de experiências proporcionará um ambiente ideal para networking, troca de conhecimento e construção de parcerias para Herval d´Oeste. Vamos fortalecer parcerias para contribuir com o desenvolvimento do nosso município”.
A realização segue a cargo da Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese), em parceria com o Consórcio de Inovação na Gestão Pública (Ciga), o Consórcio Interfederativo Santa Catarina (Cincatarina), além do apoio de diversas instituições.
/ Fonte: Divulgação Summit Cidades
Vereadora Jaqueline De Marco sugere ampliação de convênio entre Prefeitura e HUST
Caiu na malha fina do Imposto de Renda? É só conferir
Joaçaba lança sua nova marca turística: destino de fé, ritmo e movimento
Mulher tem prisão por tráfico de drogas, em Joaçaba
PM atende ocorrência de furto no centro de Joaçaba
Dupla é presa com mais de 19 quilos de maconha em Itajaí
Vereador Luiz Vastres sugere ampliação do Corpo de Bombeiros em Joaçaba
Foragidos por morte de homem durante briga entre vizinhos em Irani são presos
Clínica clandestina é fechada após denúncia, no Norte de SC