24/09/2025 às 20:09
Na terça-feira, 23, a Policía Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio das unidades do Comando de Polícia Militar Ambiental (CPMA), e do 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM), realizou uma operação que culminou na prisão de um homem por posse ilegal de arma de fogo de uso restrito e por manter espécimes da fauna silvestre em cativeiro. A ação ocorreu no bairro Santa Catarina, em Lages, durante patrulhamento de rotina.

Durante a fiscalização, os policiais encontraram um cervo da espécie Ozotoceros bezoarticus (Veado Campeiro), um animal silvestre protegido, que estava em um dos quartos da residência. Em continuidade à operação, foram apreendidas duas espingardas artesanais, além de uma caixa contendo uma grande quantidade de munições de calibres restritos. Também foram encontrados acessórios e peças de armamento, como partes de espingardas, cintos e utensílios usados para recarga de munições, pólvora e chumbo.

As armas apreendidas, de fabricação artesanal, configuram o crime de posse ilegal de armamento de calibres restritos. O envolvido foi informado de seus direitos constitucionais e, em seguida, encaminhado à delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais cabíveis, em que responderá pelos crimes de posse ilegal de arma de fogo e por manter um animal silvestre em cativeiro.
O cervo, visivelmente agitado e amedrontado, foi transferido para o hospital veterinário no Centro de Ciências Agroveterinárias da Universidade do Estado de Santa Catarina (CAV/Udesc), onde recebeu cuidados veterinários especializados, com a finalidade de garantir seu bem-estar e recuperação.
Por Cabo Katiane Wiggers de Melo / CPMA/2ºBPMA/2ªCia - 2ª Companhia de Polícia Militar Ambiental - Lages
Vereadora Jaqueline De Marco sugere ampliação de convênio entre Prefeitura e HUST
Caiu na malha fina do Imposto de Renda? É só conferir
Joaçaba lança sua nova marca turística: destino de fé, ritmo e movimento
Mulher tem prisão por tráfico de drogas, em Joaçaba
PM atende ocorrência de furto no centro de Joaçaba
Dupla é presa com mais de 19 quilos de maconha em Itajaí
Vereador Luiz Vastres sugere ampliação do Corpo de Bombeiros em Joaçaba
Foragidos por morte de homem durante briga entre vizinhos em Irani são presos
Clínica clandestina é fechada após denúncia, no Norte de SC