22/05/2025 às 12:48
Laudo da Cidasc confirma que caso investigado não está associado ao vírus.
O caso suspeito de gripe aviária em Ipumirim, no Oeste de Santa Catarina, teve resultado negativo para a presença do vírus influenza. A confirmação foi recebida na manhã desta quinta-feira, 22 de maio, pelo prefeito Valdir Zanella, diretamente da presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Celles Regina de Matos.
Segundo a presidente da Cidasc, “não há probabilidade de que o fato esteja associado à gripe aviária”. Apesar disso, os testes laboratoriais seguem em andamento para a identificação precisa da causa que levou à notificação inicial. A análise foi realizada em amostras coletadas no último sábado, dia 17, em uma propriedade do município.
Com o resultado do laudo oficial, a Cidasc reforça que a situação não afeta a produção de aves em Ipumirim e região, tranquilizando produtores e autoridades sanitárias que acompanhavam o caso de perto.
A gripe aviária é monitorada com atenção em todo o país por seu potencial impacto econômico e sanitário. Em Santa Catarina, quatro casos suspeitos estavam sob investigação — incluindo Ipumirim, Chapecó, Concórdia e Garopaba. Com a exclusão do caso de Ipumirim, o Estado reduz temporariamente o número de ocorrências em análise.
As ações de vigilância continuam em todo o território catarinense, com orientação para que qualquer anormalidade em aves domésticas ou silvestres seja comunicada imediatamente aos órgãos competentes.
Por Rafael Martini - Imagem Ilustrativa/Divulgação
/
Vereadora Jaqueline De Marco sugere ampliação de convênio entre Prefeitura e HUST
Caiu na malha fina do Imposto de Renda? É só conferir
Joaçaba lança sua nova marca turística: destino de fé, ritmo e movimento
Mulher tem prisão por tráfico de drogas, em Joaçaba
PM atende ocorrência de furto no centro de Joaçaba
Dupla é presa com mais de 19 quilos de maconha em Itajaí
Vereador Luiz Vastres sugere ampliação do Corpo de Bombeiros em Joaçaba
Foragidos por morte de homem durante briga entre vizinhos em Irani são presos
Clínica clandestina é fechada após denúncia, no Norte de SC