01/10/2025 às 16:10
Com o objetivo de fortalecer o enfrentamento à violência contra a pessoa idosa, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) inicia nesta quarta-feira, 1º, a Operação Virtude. A ação é promovida pelo Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
A operação segue até o dia 30 de outubro, em alusão ao aniversário do Estatuto da Pessoa Idosa (Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003), celebrado no dia 1º, com foco no combate a quaisquer formas de violência contra esse grupo.
Durante as atividades, a PMSC desenvolverá ações de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública, por meio de ações educativas, preventivas e de pronto atendimento, visando proteger a população idosa.
O objetivo é garantir maior proteção a esse grupo vulnerável, que pode ser alvo de agressões físicas, psicológicas, patrimoniais ou morais, tanto no ambiente familiar quanto em situações externas.
Ao longo da campanha, serão realizadas palestras, visitas a lares de idosos, fiscalizações e orientações sobre sinais de violência, medidas protetivas, canais de denúncia e formas de prevenção e proteção. O ponto alto será no dia 22 de outubro, conhecido como “Dia D”, data simbólica dedicada ao enfrentamento desse tipo de violência.
Em 2024, em Santa Catarina, a Polícia Militar obteve resultados significativos na proteção da população idosa, alcançando cerca de 900 pessoas com ações educativas e preventivas, além de efetuar duas prisões em flagrante relacionadas a crimes contra idosos.
De acordo com o comandante-geral da PMSC, coronel Emerson Fernandes, “o foco da operação é o enfrentamento de quaisquer formas de violência direcionadas à população idosa, buscando sua proteção integral e a promoção de um ambiente seguro e digno para essa faixa etária”.
As denúncias podem ser feitas pelo Disque 100, pelo 190, pelo aplicativo PMSC Cidadão ou diretamente junto ao Conselho do Idoso e à Secretaria de Assistência Social de cada município.

Por Cabo Pedro Francisco da Costa Neto / Secretaria de Programas Institucionais - Florianópolis
Vereadora Jaqueline De Marco sugere ampliação de convênio entre Prefeitura e HUST
Caiu na malha fina do Imposto de Renda? É só conferir
Joaçaba lança sua nova marca turística: destino de fé, ritmo e movimento
Mulher tem prisão por tráfico de drogas, em Joaçaba
PM atende ocorrência de furto no centro de Joaçaba
Dupla é presa com mais de 19 quilos de maconha em Itajaí
Vereador Luiz Vastres sugere ampliação do Corpo de Bombeiros em Joaçaba
Foragidos por morte de homem durante briga entre vizinhos em Irani são presos
Clínica clandestina é fechada após denúncia, no Norte de SC